Porto Velho sedia um dos maiores eventos da área de saúde da região

Porto Velho sedia um dos maiores eventos da área de saúde da região

Porto Velho sedia um dos maiores eventos da área de saúde da região

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Salão Netuno do Aquárius Selva Hotel em Porto Velho ficou lotado na noite dessa quinta-feira (30) por ocasião da abertura do I Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia e Acre, que o Conselho Regional de Farmácia para os dois Estados (CRF-RO\AC) está promovendo até as 18 horas do próximo domingo (3) para o fortalecimento da qualificação profissional que tem por base o projeto de educação continuada. O evento tem o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Governo do Estado e conta com a participação de 37 especialistas da área farmacêutica, que durante três dias estão aperfeiçoando o conhecimento dos profissionais e acadêmicos dos cursos de farmácia oferecidos.

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura do Congresso, considerado um dos maiores eventos da área da saúde na região, estavam o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, na ocasião representando o governador de Rondônia, Ivo Cassol; o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, referência na área com mais de 50 anos de profissão; o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel; os deputados Mauro Nazif (federal) e Ribamar Araújo, esse último representando a Assembléia Legislativa; além de representantes dos Conselhos Regionais de vários Estados.

Em sua fala, a presidente do CRF-RO\AC, Ana Caldas, disse que o Congresso consistia na prova do crescimento da profissão na região e também um momento de congregação, união e força da classe farmacêutica “que se mostra cada vez mais importante para a sociedade”. Ana Caldas lembrou que uma das antigas atividades do ser humano é a de buscar, principalmente entre as plantas, a cura para doenças e que “por isso a profissão farmacêutica é hoje uma das mais promissoras e que, no Brasil é exercida, como sempre lembra o doutor Jaldo, em 71 diferentes áreas, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia”. A presidente do CRF afirmou, ainda, que os serviços farmacêuticos se diversificaram, ganharam qualidade técnica e científica, mas não perderam a humanidade “pois somos obcecados pelo conhecimento científico e, ao mesmo tempo, conscientes de nossas responsabilidades sociais”.

O presidente do CFF, Jaldo de Souza, iniciou fazendo uma observação especial sobre o trabalho desenvolvido pela conselheira federal para Rondônia e Acre, Lérida Vieira, diretora secretária geral do CFF, em prol dos profissionais dos dois Estados, e em seguida fez um breve relato sobre a evolução da profissão, passando pelos estágios de científica, com a busca da cura de doenças nas plantas; comercial, quando até mesmo analfabetos vendiam medicamento, aos dias atuais, com as diretrizes curriculares que possibilitam aos farmacêuticos a atuação em pelo menos 71 atividades regulamentadas. Jaldo de Souza ressaltou que não basta apenas a busca do conhecimento em cursos, congressos e outros eventos, é necessário também que o profissional tenha “amor para responder à sociedade sobre sua utilidade como profissional que promove a correção e economia de custos por meio da dispensação de medicamentos”. Ainda como forma de aperfeiçoar o conhecimento, ele citou o contrato firmado pelo CFF com a Universidade Católica de Brasília com vistas à viabilização de cursos de pós graduação na área farmacêutica, que hoje conta com 340 cursos de graduação em todo o País (quatro deles em Rondônia), responsáveis pela formação de 12 mil profissionais a cada ano. Entre as conquistas apontadas, estão os medicamentos genéricos e a criação dos Núcleos de Assistência Farmacêutica pelo Governo Federal, ambos bandeira de luta do CFF.

Ao final Jaldo de Souza recebeu uma placa da secretária geral do CFF, Lérida Vieira, em nome do CRF, em reconhecimento ao trabalho prestado em mais de meio século pela melhoria da saúde pública.

O secretário Milton Moreira destacou o momento histórico marcado pelo Congresso e adiantou que irá adotar em Rondônia projeto idêntico ao desenvolvido pelo Conselho Regional de Farmácia em Goiás com a inserção dos novos profissionais contratados pelo Estado no Sistema Único de Saúde (SUS) para o melhor gerenciamento dos medicamentos. Ele citou como exemplo de valorização do profissional pelo Estado a nomeação do farmacêutico José Ademir como adjunto da Sesau e indicou como leitura obrigatória para os alunos o livro -Jaldo de Souza Santos - 50 anos dedicados à Farmácia",  de autoria do escritor goiano Ubirajara (Bira) Galli. O deputado Nazif deu destaque à participação dos acadêmicos, orientando-os à ética e ao atendimento aos menos favorecidos e anunciou que vai mobilizar os parlamentares em defesa dos farmacêuticos como fez pelo estabelecimento do piso de 10 salários mínimos e redução da jornada de trabalho do enfermeiro para 30 horas semanais. Já o deputado Ribamar Araújo, que também é farmacêutico, observou que o Congresso “é um momento para o intercâmbio de informações e de estímulo aos profissionais e acadêmicos ao aperfeiçoamento para atenderem cada vez melhor à crescente demanda em sintonia com o desenvolvimento socioeconômico do Estado”.

O Congresso segue com vários cursos e palestras ministrados por especialistas sobre temas diversos de interesse não só dos farmacêuticos e acadêmicos, mas de toda sociedade, considerando a importância da profissão para a prevenção ou restabelecimento da saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS