Gripe suína e sua origem

Gripe suína e sua origem

Gripe suína e sua origem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O médico infectologista Stefan Cunha Ujvari explica a história da gripe e a preocupação com a sua mais nova mutação: a gripe suína

Todos os anos o vírus da gripe, influenza, circula pelo planeta. Ora dissemina-se pelo hemisfério Norte, ora pelo Sul. Os períodos do inverno favorecem sua disseminação. Chega ao Brasil em meados do ano.

O influenza sofre pequenas mutações que o torna novamente infectante no ano seguinte. Nosso sistema de defesa não reconhece o novo vírus mutante e, novamente, adoecemos pela gripe. Por isso, a vacina da gripe deve ser administrada todos os anos para as pessoas susceptíveis à forma grave da gripe.

 

Além desses casos de gripe anuais, o homem é surpreendido por epidemias mais violentas que se disseminam para outros países e continentes, com agressividade e mortalidade maior. São as pandemias.

A receita dessas pandemias está na formação de um novo vírus influenza diferente dos anteriores que o homem está habituado. Nesse caso, entram em cena outros animais. Uma das maneiras de surgir vírus novo ao homem é através do porco. Os vírus das aves e dos humanos podem infectar os suínos que por sua vez apresentam seus próprios vírus. Nos porcos pode ocorrer a mistura do material genético de vírus e formação de vírus influenza desconhecido ao homem.

 

O Brasil foi atingido pela pandemia de 1889. O vírus surgiu provavelmente no sul da Rússia e alastrou-se pela Europa. Suspeita-se que embarcação proveniente de Hamburgo trouxe doentes para Salvador. O influenza caminhou pelas cidades do nosso litoral.

Em 1918 surgiu a famosa “epidemia espanhola”. Não se sabe ao certo o local de origem do vírus dessa pandemia. Talvez seja nos Estados Unidos da América ou China. A doença espalhou-se pelo planeta e atingiu todos os continentes, exceto a Antártica. Matou mais de vinte milhões de pessoas. Foi causada pelo tipo H1N1.

Em 1957 os cientistas reconheceram a segunda pandemia do século XX. Originou-se na China pelo vírus H2N2 e matou mais de um milhão de pessoas. Esse influenza foi formado pela mistura de fragmentos genéticos de vírus humano e das aves.

A terceira pandemia veio em 1968 pelo influenza H3N2. Novamente foi o sudeste asiático que forneceu a pandemia que matou cerca de 700 mil pessoas.

 

O mundo voltou os olhos para a Ásia desde 2003. A epidemia aviária causada pelo influenza H5N1 acometia o homem. Casos humanos mostravam a capacidade desse vírus das aves infectar humanos e, aguardávamos uma mutação que fizesse o vírus ser transmitido de homem para homem pela tosse e espirro. Dessa forma nasceria a pandemia. Porém, de maneira surpreendente o México transformou-se no protagonista atual das preocupações. Surge o influenza nesse país, se alastra pela população local, é levado para os EUA e Canadá, atinge outro continente pela Espanha.

 

A Organização Mundial da Saúde se agita em controlar e estudar a estrutura e comportamento desse novo vírus. O sucesso de suas medidas definirá se estamos vivendo o início da primeira pandemia do século XXI. 

Stefan Cunha Ujvari é autor do livro A história da humanidade contada pelos vírus (Ed. Contexto). É médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo. Mestre em doenças infecciosas e especialista em doenças infecciosas e parasitárias pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi professor da disciplina de Emergência Médica na mesma universidade.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS