O delegado de polícia Hazael Martins, que há 20 anos atua na segurança pública em Rondônia, foi empossado, na última semana, pelo governador Ivo Cassol, como secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Hazael Martins elogiou o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo seu antecessor, Cezzar Pizzano, no combate a criminalidade e, sobretudo, na prevenção à violência. Segundo ele, a linha de trabalho mantida por Pizzano era a mais correta. “Melhor que combater o crime, é preveni-lo”, acentuou.
O delegado citou o projeto ‘Aluno Monitor’, de iniciativa do policial civil Wagner Ferreira. Para ele, são trabalhos desde tipo que fará a sociedade se tornar mais pacífica, justa e organizada.
Bacharel em direito, com pós-graduação em docência do ensino superior, Hazael sustenta a bandeira da luta pelo estado democrático de direito. A opção por ser delegado de polícia, diz ele, é a forma que encontrou para cumprir uma de suas prioridades, que é a defesa da Sociedade. “O trabalho de delegado de polícia é um verdadeiro sacerdócio. Para se ter alegria no desempenho das atribuições, o profissional tem que amor pela profissão e pelo próximo, não importando sexo, credo, cor ou origem”. Quando se dispôs a trabalhar como delegado de polícia, Hazael diz que tinha conhecimento das dificuldades e barreiras a serem transpostas, ‘entretanto o amor pela profissão é capaz de derrubar qualquer barreira que seja imposta’.
Quem é Hazael
Hazael Martins tem 53 anos, é casado, tem quatro filhos e uma neta. Natural do estado do Rio de Janeiro, ele se formou em direito no ano de 1988, na cidade fluminense, onde também fez pós graduação em docência do ensino superior.
Em 1989, Hazael prestou concurso para delegado de polícia civil. Aprovado, ele tomou posse no mesmo ano, no dia 28 de novembro. Trabalhou em Espigão do Oeste, de 1989 a 1991, como titular. Foi titular também da delegacia de polícia de Ariquemes, de 1991 á 1996. Atuou na Delegacia de Repressão à Entorpecente (Denarc), de Porto Velho, de 1996 a 1999. Trabalhou no CAEX (Centro de Atividades Extrajudiciais do Ministério Público/RO), de 1999 a 2003. Foi titular do 4ª DP, na Capital, de fevereiro à julho de 2003. Seu último trabalho como delegado foi na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, onde atuou de julho a dezembro de 2003. De janeiro de 2004 a maio de 2008, Hazael atuou na corregedoria do DETRAN. Também foi corregedor geral de administração, de junho de 2008 à abril de 2009, quando se afastou para assumir a função de secretário adjunto da Sesdec.