Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde, estará promovendo, nos dias 15 e 16 de abril, uma oficina sobre Tratamento do Fumante no Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina tem a coordenação do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), da Sesau-RO, e será dirigida às equipes multiprofissionais dos municípios-sede das regionais de saúde, composta pelo coordenador do programa de controle do tabagismo, o médico que faz a consulta clínica do fumante, psicólogo, enfermeiro, assistente social ou fonoaudiólogo, representante da assistência farmacêutica, profissional responsável pelo cadastramento e manutenção do sistema de dados.
 
A coordenação do programa em Rondônia informa que cerca de 200 mil pessoas ao ano morrem prematuramente no Brasil em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo, sendo que ele pode ser a maior causa isolada evitável de mortes precoces, atingindo cinco milhões de mortes no mundo ao ano. A prevalência de fumantes no Brasil reduziu de 32%, em 1989, para 18,8%, em 2003, e 16,4%, em 2007. Já em Porto Velho a média é de 16%, de acordo com dados do Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
 
De acordo com a gerente da GPES, Margareth Confort Lang, a oficina conta com a parceria do Instituto Nacional do Câncer, sendo que o médico Ricardo Henrique Sampaio Meirelles e a psicóloga Vera Lúcia Gomes Borges, daquele instituto, estarão proferindo palestras durante a oficina que, através de dinâmicas de crenças e de grupos, estará abordando sobre as estratégias do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, o Programa Estadual, além de aulas expositivas sobre a abordagem de tratamento do fumante, apoio medicamentoso, fatores que dificultam a cessação do tabagismo, o plano para implantação de tratamento do tabagismo no SUS, os instrumentos do tratamento e o fluxo operacional de informações nas unidades de Saúde.
 

Posteriormente à realização da oficina, os municípios participantes deverão multiplicar a capacitação para suas equipes, para implantar o Serviço de Tratamento do Fumante, atendendo as diretrizes das portarias nacionais 1035 e 442, do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS