O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia doou 749 carcaças de toners de impressoras à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel), situada na Rua Osvaldo Moura, 7775, no Bairro Tiradentes. O objetivo da doação dos materiais foi contribuir com a área social, assim como com a limpeza do meio ambiente. Os materiais foram recebidos na sede da Associação pela secretária da entidade, Alfanira Bezerra da Silva.
De acordo com a diretora do Almoxarifado do TJ RO, Isis Chagas Barreto, os objetos doados poderão ser revertidos em benefícios financeiros para os trabalhadores da Asprovel. Ela disse que "apesar de haver procura pelos materiais doados por empresas interessadas em comprá-los, o Tribunal de Justiça não pode comercializá-los. Então, ao invés de jogar no lixo materiais com resíduo tóxico, surgiu uma idéia conjunta em doar os toners que, além de não ser mais um acúmulo de lixo na natureza, vão ajudar famílias a obter recurso financeiro".
A Asprovel, que tem como presidente o Sr. Geraldo Gonzaga de Lima, foi fundada em 03 de dezembro de 2005 e conta com 20 associados. De oito a dez toneladas de material reciclável são vendidas nos meses de inverno. No verão, a venda oscila entre 14 e 15 toneladas.