Entre os dias 26 e 27 de março, a equipe da Operação Justiça Rápida Itinerante, da comarca de Porto Velho, realizou cerca de 320 atendimentos nos municípios de Itapuã e Triunfo. Do total de atendimentos, durante a triagem dos casos, foram registradas 190 audiências cíveis.
As ações de cobranças e de alimentos lideraram o número de audiências. Em 2008, no mesmo período, a Operação registrou 225 atendimentos, sendo 198 audiências cíveis e 27 audiências criminais.
De acordo com o coordenador das ações itinerantes dos Juizados Especiais de Porto Velho, juiz José Torres Ferreira, os trabalhos fluíram bem, atingindo os objetivos esperados pela equipe da Operação. "Podemos dizer que os números foram significantes, mas em comparação ao ano de 2008, tivemos uma queda porque não realizamos audiências criminais".
Justiça itinerante no Baixo-Madeira
Na próxima segunda-feira (6) começam as divulgações dos trabalhos jurisdicionais no Baixo Madeira, que abrange Demarcação, Calama, Santa Catarina e Papagaios, Lago do Cuinã, Terra Caída e Nazaré, São Carlos, Nova Aliança e Cujubim Grande. As audiências no Baixo Madeira estão prevista para o dia 30 de abril.
A Operação Justiça Rápida resolve de forma conciliatória: disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos, cobranças de até 40 vezes o valor do salário mínimo, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários, divórcio consensual, justificação para lavratura de certidão de nascimento, despejos e representação por crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima até um ano).