Combate a dengue em Porto Velho é motivo de reunião no Ministério Público

Combate a dengue em Porto Velho é motivo de reunião no Ministério Público

Combate a dengue em Porto Velho é motivo de reunião no Ministério Público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se reuniu com líderes comunitários nesta terça-feira (31) para repassar informações de combate à dengue em Porto Velho. A reunião, realizada no auditório do Ministério Público de Rondônia, é resultado do trabalho conjunto do MP com a secretaria, e tem como objetivo reduzir notificações da doença, por meio de ações educacionais junto à população. Em 2007, o índice de infestação predial do Aedes aegypti na Capital foi de 4,3. Em 2008, este mesmo índice baixou para 3,4, em resposta ao trabalho continuado realizado pelas autoridades da área e parceiros.
 
A promotora de Justiça do Consumidor e Saúde, Emília Oiye, presente ao evento, ressaltou que o programa de sensibilização da sociedade realizado pela Semusa, tem tido total apoio do Ministério Público, que tem participado de reuniões com os setores envolvidos para recomendar empenho na prevenção da dengue. “Os líderes comunitários serão multiplicadores das medidas de enfrentamento. A participação deles no processo é muito importante”, disse.
 
Durante a reunião, os líderes comunitários receberam informações entomológicas sobre o Aedes aegypti, além de formas de transmissão da doença e seus sintomas. O técnico da Semusa Valduíno Martins, um dos palestrantes do evento, afirmou serem os depósitos de armazenamento de água os criadouros mais comuns do mosquito na Capital.
 

Os aspectos epidemiológicos da dengue foram tratados pela técnica da secretaria, Sandra Vidal, que falou sobre o mapeamento de notificações como instrumento de canalização das ações da Semusa. A técnica também abordou a questão da subnotificação e chamou atenção para o fato de a cidade de Porto Velho estar circundada por municípios e estados com alto nível de notificação da dengue.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS