Acompanhados do prefeito José Bianco, os diretores do Departamento de Estrada de Rodagem e Transportes (DER), Jacques Albagli e Dilmar Golin, visitaram na última quinta-feira os trabalhos de topografia para a locação e nivelamento da ponte sobre o rio Machado, no Anel Viário de Ji-Paraná. Também esteve presente o diretor da Coordenadoria de Obras do Departamento, engenheiro Joaquim de Souza.
A topografia do lado esquerdo do rio foi finalizada, enquanto que os trabalhos do outro lado devem ser encerrados até o final da próxima semana. Jacques Albagli enfatizou que o serviço é executado pelo próprio órgão, sem custos adicionais ao Estado. Falou também que a execução da ponte já foi licitada e o processo encontra-se em fase de homologação e contratação. A obra, prevista para começar no próximo mês, deve durar 150 dias ininterruptos de trabalho.
De acordo com o projeto, a ponte terá a extensão de 463 metros e está orçada em R$ 16,7 milhões. Albagli fez questão de destacar que esta é mais uma obra que será executada com recursos próprios do Governo do Estado. “O Anel Viário de Ji-Paraná é a obra mais reivindicada pela população local e é uma prioridade do governador Ivo Cassol, que sensibilizou-se com os problemas enfrentados pelos motoristas que necessitam passar pela BR-364 em Ji-Paraná, em especial os moradores da cidade.
Albagli lembrou que o DER trabalha também no projeto de pavimentação de 13 quilômetros do Anel Viário. Disse que projeto está em fase final e será enviado para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com a proposta de formalização de convênio com o Governo do Estado.
O objetivo da construção do Anel Viário e desafogar o intenso trânsito jiparanaense no eixo da BR-364. Com a conclusão da obra, veículos pesados precisarão fazer o desvio de 13 quilômetros, ao invés dos 54 necessários atualmente, com saída em Presidente Médici.