Balcão de empregos do município amplia atendimento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Balcão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho está atuando desde o início desta semana com a utilização do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae). O órgão oferece intermediação de mão-de-obra, encaminhamento para o Seguro Desemprego, emissão de Carteira do Trabalho e qualificação profissional.
A utilização do Sigae foi viabilizada com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho, que oficializa o SINE municipal e destina um aporte maior de recursos para o órgão, “aumentando consideravelmente a capacidade de atendimento ao trabalhador”, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), José Carlos Gadelha.
A Prefeitura estuda a elaboração de um projeto de lei para que todas as empresas instaladas na Capital sejam obrigadas a contratar através do Balcão de Emprego municipal, com exceção de profissionais especializados que não estejam cadastrados no órgão.
A implantação do SINE municipal iniciou em 2007. Desde então, a Semdes está trabalhando para a implantação de infraestrutura, aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal. Nos próximos meses, as instalações físicas do Balcão de Empregos serão ampliadas e padronizadas, para atender às exigências do Ministério do Trabalho. Além disso, serão contratados profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, para permitir um atendimento mais eficaz aos candidatos a empregos.
Melhores condições
O Sigae é um sistema adotado pelo Ministério do Trabalho em todo o Brasil que permite o cruzamento de dados dos candidatos a uma vaga com as exigências dos empresários para contratação. Com isso, crescem as possibilidades de inserção do trabalhador no mercado, com uma orientação mais embasada dos trabalhadores pelos técnicos do SINE municipal. O Sigae também permite o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam às exigência dos empresários e a expectativa dos trabalhadores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!