Governo lança Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia

Governo lança Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia

Governo lança Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde desta segunda-feira (23), foi lançado pelo governador Ivo Cassol e o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, o Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia (PRMC), através do Decreto de Lei nº 14.133. O evento foi realizado no auditório da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em Porto Velho.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental destacou a importância da união de todos em prol da preservação das matas ciliares. “Dando seqüência a uma série de ações no interior do estado para a manutenção das matas que protegem nossos recursos hídricos, esse programa que estamos lançando começa hoje, mas não tem hora para acabar e a participação da comunidade é fundamental para isso”, reforçou Brito.

O principal objetivo do programa é recompor a vegetação no entorno das nascentes, córregos, Igarapés e rios dos municípios e distritos de Rondônia. Para tanto, o trabalho será realizado junto ao poder público, privado e sociedade civil, conscientizado a todos da importância de se preservar as matas ciliares, combatendo, assim, a erosão, a eutrofização das águas e contribuindo para o aumento da diversidade de espécies animais e vegetais e do volume de água.

O coordenador do projeto Mata Ciliar do Paraná, presente ao evento, Sérgio Bitencourt, parabenizou o Governo de Rondônia pela iniciativa. “Trata-se de um programa pioneiro, assim como tantos outros que o governo tem feito. Dar atenção especial ao meio ambiente, preservando-o, é contribuir para o desenvolvimento da vida de todos nós”, destacou Bitencourt.

A área degradada de estado hoje é de aproximadamente 33% do território rondoniense. E, para diminuir essa área, pretende-se, inicialmente, instalar viveiros em todos os municípios de Rondônia, dando a eles condições para a produção de mudas nativas das matas ciliares. Também serão fornecidas mudas e orientação técnica aos proprietários rurais, para que possam plantar e manter a área.

 

O governador Ivo Cassol lembrou que muito tem sido feito para a preservação do meio ambiente em Rondônia. “Já conseguimos reduzir em mais de 60% os focos de incêndio no estado, resultado jamais visto, e fruto de um trabalho que não é feito por meio da força, mas através da conscientização”, disse o governador.

O pai do governador, Reditário Cassol, foi homenageado com uma placa por ter sido um dos pioneiros no estado a lutar pela preservação da mata ciliar. “Esse programa está trazendo um sonho para a realidade, meu pai começou essa luta em defesa das matas ciliares e, hoje, todos nós abraçamos essa causa”.

 

Fizeram parte da mesa de honra, o governador Ivo Cassol, o vice-govermador João Cahulla, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, o secretário da Casa Civil, Odacir Soares, o presidente da Fiero, Denis Baú, o coordenador do projeto Mata Ciliar do Paraná, Sérgio Bitencourt, o tenente coronel Wilson, comandante do batalhão ambiental, secretário adjunto da Sedam, Paulo Brandão, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o procurador de justiça do Ministério Público de Rondônia, Dr. Ivo Benevites, o deputado federal Lindomar Garçon e o prefeito de Nova Brasilândia, Silas Borges, representando todos os prefeitos do estado.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS