Acadêmicos da Unir recebem apoio da Emater

Acadêmicos da Unir recebem apoio da Emater

Acadêmicos da Unir recebem apoio da Emater

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma equipe do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Campus de Ji-Paraná está realizando uma pesquisa com agricultores familiares para analisar a gestão das águas da bacia hidrográfica do Rio Ji-Paraná, em relação aos comportamentos dos produtores rurais frente às mudanças do clima para a pecuária e a lavoura nesse município. O grupo, formado por acadêmicos do quinto período do curso de engenharia ambiental pediu apoio à equipe da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) local para acompanhá-los durante as pesquisas.Devido aos trabalhos realizados pela Emater junto aos agricultores familiares a participação dos extensionista contribui muito para o desenvolvimento da pesquisa. De acordo com Margareth Regalado, extensionista social do escritório Da Emater em Ji-Paraná, a pesquisa vai contemplar os municípios de Ji-Paraná, Machadinho do Oeste e Cacoal e, em todos esses locais os técnicos da Emater serão disponibilizados para acompanhar o grupo.

A equipe conta ainda com a participação do doutorando da Universidade de Michigan, nos EUA,  Andrew Bell, Andrew é formado em engenharia ambiental pela Universidade de Waterloo, no Canadá  e mestre em engenharia ambiental pela Universidade Waseda, de Tóquio (Japão) e defende a tese “Mantendo as águas limpas: A escolha de políticas públicas para a região amazônica brasileira, num clima incerto”. A tese combina teorias da ciência da complexidade, dos sistemas naturais, geografia e pesquisa social para melhorar o entendimento das interações entre as decisões feitas nas propriedades rurais, as mudanças do clima e a resistência ambiental.Para Andrew  “o principal, senão único controle que há para enfrentar as conseqüências das atividades agropecuárias é a política pública, mas a maneira com que os agricultores se comportam e respondem às políticas públicas nem sempre pode ser dado como certa”. O trabalho realizado pela Emater vai bem de encontro a essa realidade, principalmente nos últimos anos, cujas atividades envolvem a prática das ações partindo do princípio do desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto.

As regiões de Ji-Paraná, Machadinho do Oeste e Cacoal foram escolhidas por representarem as três zonas da bacia demarcada por diferenças em densidade de população e grau de desmatamento. Através da pesquisa a equipe pretende identificar as características das propriedades nessas regiões e avaliar os fatores que influenciam às tomadas de decisões.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS