ARTIGO: Faltou coragem para mostrar as obras inacabadas – Por Alan Alex

ARTIGO: Faltou coragem para mostrar as obras inacabadas – Por Alan Alex

ARTIGO:  Faltou coragem para mostrar as obras inacabadas – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O dirigente petista Davi Nogueira escreveu um artigo essa semana onde ele afirma que a vista de Lula a Porto Velho “tornou-se um marco para a região ocidental da Amazônia”, que não faltaram “agendas positivas” e que o governador “Ivo Cassol não perderia a oportunidade de dizer na cara do presidente Lula, e diante de toda a mídia nacional aquilo que rotineiramente costuma prolatar em suas atividades políticas no Estado”. Davi se refere ao fato do governador fazer duras críticas a administração petista, principalmente no que diz respeito a senadora Fátima Cleide e ao prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho.
Nogueira enfatiza ainda que nessa visita teria sido a hora do “homem do chapéu dizer umas verdades para Lula” e que Ivo teria ficado intimidado devido “a forma arrasadora como os números do Governo Federal foram colocados e diante da verdade dos fatos, Cassol limitou-se ao óbvio. Silêncio e tímidos elogios protocolares”.
Em relação aos números e investimentos que estão sendo feitos não há discordância. O problema é a forma que esses recursos estão sendo administrados. Quem mora em Porto Velho não consegue enxergar esse investimento acelerado. As empresas responsáveis pelas construções das usinas são acusadas de contratarem empresas do Acre, de passarem por cima da legislação ambiental e até de escravidão.
A cidade está se desmanchando em buracos, alagações, epidemias e o prefeito se comporta como se nada estivesse acontecendo. Esse tal “crescimento acelerado” não interessa. Ele pode ser lento, mas que seja com qualidade. As empresas contratadas pelo Governo Federal não dão conta sequer de construir uma passarela, o que me preocupa quando se meterem a construir os tais viadutos.
Essas empresas, que deixaram dezenas de obras pela metade, não conseguiram sequer terminar uma rua reta e plana, como a Vieira Caúla, isso sem falar na transposição da avenida Farquar, em trechos da avenida Pinheiro Machado e outras dezenas. Fala-se em milhões para aplicar em saneamento, deve estar esperando o que resta de asfalto na cidade se desmanchar para então poderem cavar e colocar manilhas.
A tal “regularização fundiária” quase virou caso de polícia. Até hoje a prefeitura não conseguiu explicar para o cidadão se ele afinal é dono ou não do imóvel que possui, se com sua escritura pode ou não fazer financiamento na Caixa Econômica.
A senadora Fátima Cleide vem lutando há muito para implantar as escolas ténicas federais, mas apesar de já terem sido aprovadas, não saíram do papel.
Impressiona a utilização da velha desculpa de que “está chovendo, por isso não fazemos”. Se fosse por isso, as obras da usinas, que são muito mais complexas que arrumar um asfalto também teriam parado. A única coisa que não parou foi a plantação de grama em Porto Velho.
A vinda de Lula não faz história e nem muda o rumo de nossa região. A vinda de Lula foi para marcar presença e angariar alguns votos para Dilma em 2010.
Não concordo que tenha faltado coragem para Ivo Cassol. Creio que ele percebeu que iria falar para o vento, até porque Lula não iria resolver nada na hora. Mas o que faltou nessa visita de médico foi coragem para mostrar as dezenas de obras inacabadas e as ruas esburacadas, porque por onde o presidente andou, os buracos foram tampados e o meio –fio foi todo pintado.
Mas para não ser acusado de injusto, lembrei de uma obra que a prefeitura concluiu: o portal da Jerulasém da Amazônia. Uma laje construída no meio do mato que custou R$ 107 mil aos cofres públicos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS