Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da capital estão aceleradas

Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da capital estão aceleradas

Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da capital estão aceleradas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A execução das obras de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Capital avança dentro das estimativas do projeto. As ações podem ser notadas por quem transita nos bairros da Zona Sul, Leste e Norte da Capital, Porto Velho. A ampliação do Sistema está sendo executada pela Construtora Andrade Gutierrez S/A, vencedora do certame licitatório. O valor do investimento é de R$ 110.489.260,33, para a implantação de reservatórios e redes de distribuição de água tratada em toda a cidade, com aproximadamente 454 Km, objetivando com isso a universalização do acesso a água tratada.

Os municípios de Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes também serão contemplados com obras desta natureza. As obras são frutos da parceria entre o Governo do Estado de Rondônia e o Governo Federal com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e contrapartida do Estado de Rondônia, sob gestão da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN, através da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura,

 Obras em andamento - De acordo com as Técnicas da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura da SEPLAN, Engª Angélica, Engª Zuleide e Engª Valéria, apesar da época chuvosa na região, as obras estão em pleno andamento. A execução da obra foi dividida em Sistemas, na Zona Sul, que compreende vários Bairros e está concentrada nos Bairros Caladinho, Conceição, Castanheiras e COHAB, com o assentamento de Rede de Distribuição de Água, Adutora de Água Tratada (DN 500 mm), Reservatório Apoiado, com capacidade de 3.500 m³, e Canteiros de Frentes. No Sistema Nacional, Bairro Nacional, esta sendo construído o Reservatório Elevado, com capacidade de 250 m³, redes de distribuição e Canteiro de Frente. No Sistema Mariana, iniciou-se o assentamento de redes e adutoras. No Sistema Pantanal, esta em andamento o assentamento de rede de distribuição, a conclusão do canteiro de frente e a concretagem do Reservatório com capacidade de 2.000 m³.
 
O Laboratório Central está em fase de execução da ampliação de sua estrutura física. Serão adquiridos novos equipamentos para atender as novas demandas. Ainda de acordo com as Técnicas da SEPLAN, o trabalho de assentamento das redes de distribuição de água é rigorosamente submetido ao teste de pressão da tubulação, conhecido como teste hidrostático, para detectar se há vazamento nas tubulações.
 
“Com a chegada do verão, a tendência é aumentar ainda mais o ritmo das obras. Para o próximo mês devemos aumentar as frentes de trabalho com a construção dos reservatórios apoiados com capacidade de 3.500 m³, no Sistema Zona Sul e Sistema Mariana, continuidade às obras do reservatório do bairro Pantanal, e assentamento das grandes linhas de recalque (tubulações de grandes diâmetros)”, explicou o Engenheiro Vagner Zacarini – Gerente de Desenvolvimento em Infraestrutura da SEPLAN.

Projeto Sócio Ambiental –
Com o objetivo de informar a população quanto aos benefícios que as obras irão trazer para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como os transtornos momentâneos causados pela execução das mesmas, a SEPLAN, por meio da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura iniciou desde o ano passado, a execução dos trabalhos sócioambientais. O trabalho dessas ações é coordenado pela arquiteta da Gerência de Desenvolvimento em Infraestrutura da SEPLAN, Maria Lúcia Leal, e executado pela empresa Engesoft. O projeto sócioambiental conta com método educativo de conscientização para evitar os desperdícios e as vantagens para a saúde quanto à utilização da água tratada.
 
As ações acontecem diariamente com a comunidade em geral, nos bairros de Porto Velho, e a idéia é levá-las a todas as regiões da Capital. A divulgação do projeto pode ser notada nos outdoors espalhados em diversos lugares na cidade, com o lema: “O Governo Federal e o Governo do Estado mandam avisar... Está chegando água tratada nas torneiras do seu lar! Vai rolar saúde em nossa cidade!”.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, o governo do Estado tem um compromisso e preocupação com a saúde pública e que a universalização da água tratada e da coleta e tratamento do esgoto já é realidade para a população da capital. “É determinação do governador Ivo Cassol, que as famílias da capital, assim como de todo o interior do Estado, sejam assistidas com o saneamento básico e água de qualidade que são primordiais para a saúde humana”, destacou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS