Mesmo com o rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal, o cenário em que se encontra a cidade de Candeias do Jamari é caótica, segundo declaração do prefeito Dinho Sousa, durante uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O ex-secretário de Planejamento da Prefeitura, na gestão anterior, Valmor Alves de Sousa fez uma breve avaliação do cumprimento das metas fiscais do município, referente ao terceiro quadrimestre de 2008, em cumprimento ao disposto no § 4º do artigo 9º, da Lei Complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF).
Participaram da audiência o presidente da Câmara, vereador Benjamim Pereira Soares Júnior (Bejim), vereadores Ricardo Capixaba, Paulo Sena, Júnior Silva, Giuliano Viecili, Gentil Pereira e Pedrinho da Emater, além da secretária geral e fazenda municipal, Liflávia Tíndale e o vice-prefeito Jair Ferreira.
A secretária Liflávia explicou que o balancete de novembro e dezembro de 2008 estava em abertos, o que atrapalhou a atual administração, sendo necessário ficar todo o mês de janeiro fechando contas da gestão passada, em descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada com objetivo de frear a prática de passar ao sucessor, a prefeitura quebrada e sem recursos.
O prefeito Dinho disse que não pretende ficar fazendo críticas ao ex-prefeito Chico Pernambuco, pois suas contas devem ser resolvidas junto ao Tribunal de Contas do Estado, que já tem conhecimento do caso. “Vamos trabalhar e atingir o nosso objetivo, em parceria com o povo e com os vereadores, pessoas sérias e equilibradas, que visam o melhor para o povo”, ressaltou Dinho, frisando que sua primeira meta é trabalhar com transparência e a segunda meta é fortalecer o comércio local, além de buscar mecanismos para geração de emprego e renda para moradores de Candeias.
Na educação e saúde, a situação que Dinho disse ter encontrado também é preocupante. “A saúde está na UTI. Precisa de cuidados emergenciais. O primeiro passo é reformar a Unidade Mista de Saúde Santa Izabel, que está um verdadeiro caos. Os primeiros reparos já começam esta semana também na escola Jonathas Coelho Neiva, do Distrito Triunfo, que não oferece qualquer condição de uso, dificultando até mesmo o início do ano letivo”, declara o prefeito, que vai lançar um grande pacote de obras, no dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador.