Lula assina concessão para linhas do Rio Madeira

Lula assina concessão para linhas do Rio Madeira

Lula assina concessão para linhas do Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os contratos de concessão das linhas de transmissão das Usinas Hidrelétricas no Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, serão assinados amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor-geral interino da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, e os representantes das empresas que adquiriram as concessões. Além deles, participarão da cerimônia de assinatura a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o que mostra a importância do contrato, uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para o governo.O leilão para a concessão das linhas de transmissão do Madeira ocorreu em 26 de novembro do ano passado. Este leilão teve o menor deságio do setor elétrico de todos já realizados por este governo, com apenas 7%. Ao todo foram leiloados sete lotes que acabaram arrematados por uma empresa privada e dois consórcios com participação estatal.

O consórcio Integração Norte Brasil composto pela Eletronorte, Eletrosul, Abengoa Brasil e Andrade Gutierrez arrematou três lotes; o consórcio Madeira Transmissão composto por Furnas, Chesf e Cteep ganhou dois lotes e a empresa privada Cymi Holding S/A arrematou os dois últimos lotes.As linhas de transmissão têm extensão aproximada de 2,3 mil quilômetros e irão interligar as usinas do Rio Madeira, a Araraquara no interior de São Paulo, após a construção dessas duas hidrelétricas, serão gerados cerca de 6 mil MW de energia.

A entrada em operação comercial dessas linhas está prevista para ocorrer entre 36 e 50 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão e o investimento previsto para todos os lotes é de R$ 7,2 bilhões. Os consórcios ganhadores do leilão poderão investir nas linhas de transmissão por 30 anos, após esse período, as linhas voltam para o controle da União.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS