A III Conferência Infanto Juvenil pelo meio ambiente, etapa regional, realizada pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal da Educação de Cacoal (SEMED), nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Escola Josino Brito, propiciou aos alunos e professores da rede pública e privada um novo conceito sobre mudanças climáticas no mundo. O evento contou com a participação de aproximadamente 250 alunos de Ariquemes, Ji-paraná, Vilhena e Cacoal.
Segundo o secretário municipal de educação de Cacoal, José de Morais, esta conferência incentiva às escolas a criarem alternativas em busca de políticas sustentáveis para o meio ambiente. “Estamos empenhado em buscar soluções dentro das práticas pedagógicas para combater o desmatamento em Cacoal” enfatiza.
A Conferência é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades. Sua função é colaborar para o desenvolvimento de ações afirmativas na construção de atitudes de conservação, preservação e conscientização do meio ambiente.
Etapa Estadual
Durante a Conferência, foram eleitos 23 representantes, 11 alunos da rede estadual, 08 municipal, 03 Indígenas e 1 particular, para participar da etapa estadual que acontecerá de 03 a 06 de março de 2009 em Porto Velho.
O fato inédito ficou por conta da aluna de 11 anos, Aline Miranda Engelhardt, da Escola Auta Raupp. A adolescente, com acompanhamento de seus professores, André e Jair, desenvolveu um projeto voltado para a melhoria do meio ambiente. Aline foi à única aluna da rede municipal de Cacoal aprovada para etapa estadual.