Centro Internacional de Negócios da Fiero promove café da manhã para destacar oportunidades de negócios e capacitação aos empresários rondonienses.
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/RO) da realizou nesta quarta-feira, 18, um café da manhã para apresentar aos empresários, parceiros e imprensa a agenda de eventos do órgão para 2009. O 1º vice-presidente da Fiero, José Marcondes Cerrutti, recepcionou os cerca de 80 empresários que compareceram.
O coordenador da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Ciro Funada, apresentou aos presentes as potencialidades econômicas de Rondônia, destacou o crescimento dos setores de indústria (de 17,1% para 18%), comércio (de 15,3% para 16,2%) e serviços (31,8% para 35,2%) – variação de 2007 para 2008. Funada destacou ainda o fato de o estado ser o 2º potencial produtivo da região norte e 8º do país, sendo o 4º maior exportador de carne processada do Brasil. “A identificação de oportunidades de negócios e a abertura entre os parceiros; o empresário ter informações para fazer análise e tomar decisões apropriadas conforme cada empresa é muito importante”, diz Funada.
A coordenadora do CIN, Ivanilda Frazão, apresentou o CIN e a agenda de oportunidades para 2009. Os objetivos do CIN são fortalecer atividades de promoção comercial e a participação de empresas locais em projetos e programas de comércio internacional. “Buscamos promover a inserção internacional, desenvolver mercados internacionais para pequenas e micro empresas (PMEs), melhorar o ambiente doméstico para o comércio exterior e desenvolver a cultura exportadora”, enfatizou Ivanilda Frazão. “O empresário precisa despertar, saber que tem onde buscar informações, se preparar e fazer bons negócios”, finalizou a coordenadora do CIN.
Para o empresário Sergio Kiyam, que exportava geléias para a Alemanha, o interesse em participar do evento é a abertura do mercado internacional com a crise. “É muito importante a Fiero apoiar os pequenos empresários, que não têm informações. O mercado rondoniense está em amplo desenvolvimento”, falou Kiyam.
O representante do Consorcio Exportador do Porto Caiari e das empresas de navegação Socorro Carvalho e Maersk, Gilberto Maciel, considera excelente a iniciativa do CIN, “deveria ser semestral e não anual”, diz Maciel. “Na exportação de madeira já atingimos nosso objetivo, que era ter no mínimo 50% da madeira exportada do estado através do porto em Porto Velho. Para 2009 queremos exportar carne, minério e couro. A FEIRON (Feira da Indústria do Estado de Rondônia) vai ser uma ótima oportunidade, estaremos lá”, anuncia Maciel.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, Alberto Assad Azzi Santos, é de extrema importância o contato entre as empresas. “Importar e exportar são vocações de Guajara-Mirim. Com a entrada em vigor em 16/12 da MP 451, que reduz os impostos em 9,25%, vamos ter mais instalação de indústrias em nosso município, ampliação no número de importadores e exportadores, conseguir reais benefícios”, defende Assad.
O coordenador de vendas da Aliança Navegação, de Manaus, Otavio Cabral, veio a Rondônia prospectar o mercado e as oportunidades para cabotagem (transporte em balsas até Manaus e por navios em toda a costa). “E entender a logística para atender negócios gerados com a instalação das usinas no Rio Madeira, com embarque de máquinas e cargas de projetos”, fala Costa.
Agenda CIN/RO 2009
Capacitação empresarial e cultura exportadora
- = Março – Sixcomex – importação – Vilhena
- = Abril – Importação passo a passo – Ariquemes
- = Junho – Exportações com análise de carta de crédito – Guajará - Mirim
- = Julho – Câmbio no comércio exterior – Ji - Paraná
- = Agosto – Sixcomex – importação - perfil importador (prático) – Rolim de Moura
Eventos com parceiros (Ministério Desenvolv. Ind. e Comércio Exterior, MDIC; Ministério da Agricultura e Pecuária, MAPA; Ministério das Relações Exteriores; agência Apex-Brasil):
- Redeagentes
Cursos: Empresas de Pequeno Porte (EPP): maio em Ji-Paraná
Agente de Comércio Exterior: outubro em Cacoal
Seminário: “Como exportar para União Européia”: setembro em Porto Velho
Inteligência Comercial
- Avaliação da capacidade exportadora
- Perfis e prospecção de mercados
Encontros de Comércio Exterior: Eventos reunindo importadores e exportadores e autoridades governamentais. Ex: Embaixada da Holanda em setembro durante a realização da FEIRON 2009.
Promoção comercial
Missões prospectivas e feiras internacionais: Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Alemanha, Angola, China, Cuba, Emirados Árabes, Itália, Espanha, Panamá, Portugal.
20 encontros de negócios e projetos compradores: Angola, Argentina, Chile, Bolívia, Europa, Holanda, Itália, Mercosul, Países de língua portuguesa (CPLP).
Feiras internacionais
Setor têxtil e confecções:
Bread & Butter, uma das mais emblemáticas feiras de moda do mundo. Freqüência: bianual.
Local: Barcelona, Espanha
Data: 29/06 a 4/7/2009
Setor alimentos:
Missão Empresarial Brasileira – Alimentaria
Local: Lisboa, Portugal
Data: 17 a 24 de abril/2009
Setor alimentos e bebidas:
Anuga Foodtec 2009
Local: Colônia, Alemanha
Data de início: 10/3/2009
Realização: Koelnmesse GmbH
Setor: construção civil
The Big Five
Local: Dubai, Emirados Árabes
Data: Novembro
Feiras multisetoriais:
Expocomer 2009 – Missão Prospectiva à Feira Expocomer
Local: Cidade do Panamá, Panamá
Data: 4 a 7/3/2009
Canton Fair
Local: Guangzhou, China
Data: 13 a 20 de Outubro;
FILDA – Feira Internacional de Luanda
Local: Luanda, Angola
Data: 14 a 19/7/2009
FIHAV - Feira Internacional de Havana 2009
Local: Havana, CUBA
Data: 1 a 8/11/2009
Setor: Higiene, perfumaria e cosmético
COSMOPROF
Local: Bologna, Itália
Data: 1 a 7/04/2009
Salão Internacional do Móvel de Milão 2009
Local: Nuovo Quartiere Fiera Milano / Milão, Itália
Data: 20 a 26/04/2009
Feira Industrial de Hannover
Local: Centro de Feiras da Cidade de Hannover - Hannover, Alemanha
Data: 17 a 26/04/2009
Feira da Indústria do Estado de Rondônia - FEIRON 2009
Local: SESI Clube - Porto Velho, Rondônia
Data: 16 a 20/9/2009
Encontros de comércio exterior; parceiros: MDIC, MRE, CNI; países convidados: Bolívia, Peru.