A capital de Rondônia está passando por um dos seus piores invernos que castigam a frágil malha viária e pluvial da cidade. Porto Velho está suja, esburacada e conta com dezenas de canteiros de obras abandonados, a maioria por falha nos projetos apresentados pelo município aos empreiteiros.
Para gerenciar a máquina administrativa, Roberto Sobrinho conta hoje na sua estrutura organizacional com nada mais, nada menos que 1.179 cargos comissionados em 15 secretarias. É o que informa o Diário Oficial do Municipio, nº 3424 de 2 de Janeiro de 2009.
A campeã em funcionários sem concurso é a Semed – Secretaria Municipal de Educação, que tem Epifania Barbosa como secretária. A Semed possui 589 cargos para comissionados.
Em segundo lugar fica o gabinete do prefeito, onde podem ser lotados até 165 pessoas sem a necessidade de prestar qualquer tipo de concurso e exame para avaliar seu grau de competência. Basta ser amigo de Roberto Sobrinho para ser alçado a um posto no palácio Tancredo Neves. Hipoteticamente, se todos os comissionados do Gabinete do Prefeito resolverem ir trabalhar num mesmo dia, não haverá espaço para todos nas duas salas do palácio Tancredo Neves que são destinadas a abrigar o corpo técnico do chefe do executivo.
A terceira secretaria com mais cargos comissionados disponíveis é a Semad com apenas 76 vagas. Todas as outras apresentam quantitativos pequenos. Resta saber se o município, com o advento da crise mundial vai conseguir pagar todos os salários em dia até o final do ano.
Confira relação de secretarias e respectivas vagas para comissionados:
SEMDES – 19
SEMTRAN – 29
GABINETE DO PREFEITO – 165
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICIPIO – 24
SEMPRE – 34
SEMES – 23
SEMAGRIC – 18
SEMAS – 56
SEMAD – 76
SEMFAZ -29
SEMUR – 25
SEMOB – 24
SEMUSB – 35
SEMPLA – 33
SEMED – 589