Cassol foi informado que uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-4), do Comar, chega nesta sexta-feira (06/02) ao município para fazer a vistoria na pista, cujo trabalho de implantação eles acompanham e supervisionam desde o início.
O governador Ivo Cassol ligou na manhã desta quinta-feira (05/02) para o brigadeiro Souza e Melo, do 7° Comando da Aeronáutica (Comar), de Manaus (AM), pedindo urgência na homologação para que a pista do aeroporto de Cacoal seja liberada.
“Sentimos a necessidade de inaugurarmos o quanto antes, porque já está mais do que na hora de Cacoal ter um aeroporto desse porte, com a mesma capacidade do aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho. A cidade de Cacoal cresce e se destaca como um grande pólo industrial e regional. A construção desse aeroporto não é apenas a realização de um sonho da população, mas de um sonho meu também”, disse Cassol.
Coube ao Comando da Aeronáutica a construção da pista de pouso, a iluminação, o estacionamento das aeronaves, a biruta, o farol, e o grupo gerador. Após essa primeira homologação a pista vai estar liberada para vôos particulares e a partir daí os trabalhos serão voltados para a construção do terminal de passageiros, das instalações do Corpo de Bombeiros, o estacionamento e a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento do aeroporto. Com isso, estará pronto para atuar com vôos comerciais, permitindo o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.
A obra é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Governo Federal, no valor de R$ 15 milhões, com contrapartida de 15% do Governo de Rondônia. A previsão para a conclusão de 100% do aeroporto está prevista para acontecer em junho deste ano.