O evento promovido pela Emater vai discutir manejos rotativos de pastagens.O escritório local da EMATER em Nova União promove nesta quinta, 29, uma reunião técnica com produtores de leite do município para apresentar o manejo rotativo de pastagens da propriedade do agricultor familiar Ezequias Miranda, na linha, km 40, uma das propriedades referenciais do Proleite.
E a principal dificuldade do sistema de produção leiteiro em todas as regiões da Amazônia é a falta de persistência das pastagens, devido principalmente a falta de manejo adequado. Uma pastagem é considerada degradada quando a maior parte da área está coberta por plantas invasoras ou o solo esta descoberto. A conseqüência é a degradação. Outro problema da falta de manejo é o baixo valor nutritivo das forragens consumidas pelos animais. O capim possui ponto ideal para aproveitamento dos nutrientes disponíveis na planta, o que só pode ser conseguido através do manejo de pastagem.
Portanto, é preciso elevar os índices de produtividade média regional de leite, que ainda estão abaixo da potencialidade tecnológica e dos agrossistemas pastoris que compõem a região. De acordo com Francisco Evaldo de Lima, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, “o manejo correto das pastagens é um fator fundamental para garantir a produtividade sustentável do sistema de produção e do agronegócio” destacou.
Dia Especial
A reunião técnica que está sendo coordenada pelo técnico Marcio André Milani, vai conferir os resultados práticos do sistema rotacionado de pastagem, discutir sobre análise de solo, adubação e divisão de piquetes. Na oportunidade, os agricultores poderão tirar duvidas com os técnicos que orientaram o trabalho. O encontro também terá médicos veterinários e zootecnistas, convidados especialmente para a Reunião Técnica. Um deles é Alexandre Bezerra, de Ouro preto D’Oeste, que irá falar sobre o trabalho desenvolvido na propriedade. Depois das palestras e debates, haverá uma visita no local, para os produtores verem de perto as técnicas utilizadas no campo.