O investimento faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) , que está destinando R$ 5 milhões para a compra da aeronave tipo multi-missão.
A aquisição deste helicóptero dará maior suporte ao Grupo Tático Aéreo (GTA), dando mais agilidade nas operações e no trabalho de policiamento ostensivo, no combate ao tráfico de drogas e assaltos.
A nova aeronave possibilitará a cobertura policial nos municípios mais distantes, sobretudo na região Sul do Estado. Ela também será utilizada em ações conjuntas entre as forças estaduais e federais de segurança.
A aeronave do tipo multi-missão é capaz de transportar tropas em buscas e salvamento, com capacidade para até 16 pessoas.
Outros estados
Além do Maranhão, os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins também foram contemplados com a compra de helicópteros.
Para o Ministro da Justiça, Tarso Genro a aquisição dessas aeronaves potencializará a atuação policial dos estados e reforça ainda a atuação conjunta entre governos estaduais e federal. Parceria esta prevista nas diretrizes de consolidação das novas políticas para a segurança pública no país.