Capacitação do Estado à educação infantil segue até esta sexta-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segue até esta sexta-feira (16), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o Módulo III do Curso de Formação de Professores Tutores e Articuladores Pedagógicos do Proinfantil Grupo II, que foi aberto segunda-feira pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e municípios, com o objetivo de habilitar para o magistério, em nível médio, os professores que exercem atividades docentes na educação infantil, elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica. Participam do curso, da modalidade normal à distância, 45 professores em exercício nas creches e pré-escolas dos sistemas municipal, estadual, da rede privada e sem fins lucrativos dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Cacoal, Rolim de Moura, Ariquemes, Campo Novo, Cujubim, Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Ministro Andreazza, Nova União e Presidente Médici.
As palestrantes são as professoras doutoras, Celi da Costa Silva Bahia e Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a professora mestra, Solange Mochiutti, também da UPFA. A abertura foi feita com a palestra “A Ética e as Relações Interpessoais”, com o professor Anselmo Alencar Colares, doutor em filosofia, história e educação, pela Unicamp, atuando hoje na Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O Proinfantil, conforme explicou a coordenadora Gedneide Araújo de Vasconcelos, foi implantado no Estado em julho de 2005, com um grupo piloto em quatro agências formadoras instaladas na Capital, além de Colorado do Oeste, Ariquemes e Presidente Médici, resultando na formação de 89 educadores. No ano seguinte, mais 44 foram habilitados na Capital e em Rolim de Moura; e no ano passado outros 112 iniciaram o curso em Ariquemes, que atende aos municípios de Jorge Teixeira, Cujubim e Campo; Presidente Médici (Ouro Preto do Oeste, Nova União e Ministro Andreazza); Rolim de Moura (Alto Alegre dos Parecis e Cacoal). A previsão é em 2009 seja implementado mais um grupo com 206 cursistas dos municípios de Rolim de Moura, Presidente Médici e Colorado do Oeste.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!