Portarias informam as cultivares indicadas por Estado
Os zoneamentos de risco climático para as culturas de feijão, mamona, sorgo, feijão-caupi, milho e trigo irrigado, ano safra 2008/2009, foram publicados nesta quinta, dia 15, no Diário Oficial da União (DOU). As portarias aprovaram o zoneamento do feijão (2ª safra) em Rondônia, mamona, sorgo, feijão-caupi e milho em Alagoas, mamona e milho em Sergipe e trigo irrigado em Mato Grosso do Sul.
O zoneamento agrícola identifica, para cada município, a melhor época de plantio das culturas, por meio de análise de séries climáticas históricas de no mínimo 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água. O objetivo é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.
As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por Estado, conforme dados encaminhados por seus fornecedores à Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). Para indicação de cultivares no zoneamento é necessário que as mesmas possuam o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura.