Senador propõe unificação da hora legal no Brasil

Senador propõe unificação da hora legal no Brasil

Senador propõe unificação da hora legal no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Projeto de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) unifica a hora legal em todo o território brasileiro pela hora de Brasília. A matéria tramita atualmente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde aguarda recebimento de emendas. Pelo projeto, a hora legal brasileira deverá ser a de Brasília, com três horas de atraso em relação à do Meridiano de Greenwich, que passa sobre localidade do mesmo nome, nos arredores de Londres (Reino Unido) e, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo a medição da longitude.Na justificativa para apresentação da matéria, o senador explica que a hora legal brasileira foi estabelecida a partir de 1º de janeiro de 1914 por decreto, tendo como base a do Meridiano de Greenwich, diminuída de duas, três, quatro ou cinco horas, conforme o fuso a que o lugar considerado pertencesse.

Com a Lei 11.662/08, foi eliminado o quarto fuso, elevando a hora do estado do Acre e de partes do Amazonas e do Pará para, pelo menos, uma hora em relação à de Brasília.Atualmente, conforme Arthur Virgílio, apenas os estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm a defasagem de uma hora em relação a Brasília. A diferença horária nessas regiões causa, segundo o senador, os mais variados transtornos na relação com os outros estados e com o Distrito Federal, tais como: obstáculo à maior integração do espaço econômico nacional; prejuízo de grande monta à integração econômica das populações e atividades realizadas na porção mais ocidental da área continental brasileira; deficiente integração dos centros comerciais e industriais de Manaus, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista nos negócios realizados nas praças do centro-sul do país; e enorme descompasso no ritmo vertiginoso de progresso nas comunicações e nos transportes.

"A adoção de fuso horário único em todo o território nacional se justifica ainda mais ante a unificação e informatização do sistema financeiro, o desenvolvimento dos transportes aéreos e das comunicações via satélite", afirmou o senador pelo Amazonas. Dessa forma, acrescentou, as populações residentes nas regiões orientais do país poderão ter maior participação na vida econômica, política e cultural dos centros desenvolvidos do sul e do sudeste, sendo, portanto, "uma das condições indispensáveis para que a sociedade brasileira possa vencer os desníveis econômicos e sociais que ainda dividem o país em regiões ricas e regiões pobres".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS