Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia instaurou investigação administrativa para apurar as condições de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência às aeronaves no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, solicitou da Infraero e das companhias aéreas explicações sobre a acessibilidade. Segundo representantes da Federação, o acesso dos deficientes às aeronaves deveria estar pronto até novembro de 2007, mas nenhuma providência foi tomada.

Responsabilidades

Souza enviou ofícios à Infraero e às companhias aéreas TAM, Gol, Trip e OceanAir. A Infraero respondeu alegando que a resolução n° 9/2007, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a responsabilidade de assegurar o transporte de passageiros com deficiência é das empresas aéreas.

Ainda segundo o órgão, as companhias devem oferecer veículos e equipamentos, como elevadores, para assegurar o embarque e desembarque das pessoas portadoras de necessidades especiais.

A empresa Gol respondeu ao MPF/RO que as plataformas elevatórias, ou pontes de comunicação entre o terminal e a aeronave, podem ser providos apenas pela Infraero, mas informou vai adquirir cadeiras de propulsão elétrica para subida e descida de escadas.

As demais companhias aéreas não apresentaram justificativos. Tanto a Infraero quanto as companhias aéreas estão sendo questionadas novamente para informarem sobre medidas para o acesso à aeronave.

Denúncias

Os cidadãos podem colaborar com o MPF informando sobre as condições oferecidas pelo Aeroporto Internacional Jorge Teixeira e pelas empresas aéreas aos portadores de deficiência. As informações serão recebidas pelo e-mail: denuncia@prro.mpf.gov.br ou no MPF/RO na avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS