O prefeito Franco Vialetto decretou no último sábado (03) estado de emergência em Cacoal em virtude da falta de água na cidade. As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias ocasionaram a queda de pontes e danificaram as três adutoras (canos de 300mm) que abastecem a cidade.
O conserto foi efetuado durante o final de semana, mas até a manhã desta segunda-feira (5) o fornecimento de água ainda não havia sido normalizado.
O prefeito explicou que o decreto de emergência visa alertar a população sobre a gravidade da situação e facilitar a viabilização de recursos para fazer os investimentos necessários para solucionar o problema a médio e a longo prazo. Ele pediu inclusive que a população economize água, já que caso volte a ocorrer fortes chuvas no município, a situação pode se agravar ainda mais.
O diretor técnico e financeiro do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), José Pereira das Neves Filho, explicou que apesar do conserto dos canos já ter sido efetuado, o abastecimento só deve voltar ao normal na manhã desta terça-feira (6).
Filho informou também que os presidentes dos bairros que ainda não estiverem recebendo água devem entrar em contato com o SAAE para que seja encontrado uma forma imediata de solucionar o problema. Uma das saídas encontradas está sendo o transporte de água nos caminhões pipas da Prefeitura.