Rio Jaru terá mata ciliar recuperada

Rio Jaru terá mata ciliar recuperada

Rio Jaru terá mata ciliar recuperada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Recuperação da mata ciliar do Rio Jaru. Esta foi a pauta da reunião no inicio desde mês, na Câmara Municipal da cidade. O encontro discutiu alternativas para evitar danos a natureza e impedir a morte dos peixes. Durante a reunião foi definida diretrizes das ações a serem realizadas, sendo divididas as  responsabilidades entre o Sipam, através do Programa Probacias, Sedam, Prefeitura Municipal, MP, Caerd, , EPA (ONG, local), Incra, Ceplac e Unir.

 

A reunião de trabalho foi uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Jaru e foi acolhida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, que irá assinar em fevereiro próximo um Termo de Cooperação Técnica com o MP e Prefeitura, visando a efetivação da parceria.

O Secretario da Sedam Cletho Muniz de Brito disse que recuperar as matas ciliares do Estado é prioridade do governo estadual. “A Sedam estará lançando oficialmente, no inicio do próximo ano, o maior programa que Rondônia nunca viu igual, é o Programa de Recuperação da Mata Ciliar, com abrangência estadual, nos 52 municípios e demais distritos de Rondônia, com ações efetivas no fornecimento de mudas, formando frente de trabalhos que irá permitir aos agricultores a recomposição das matas ciliares”.
O programa, conta com a parceria da Emater, Embrapa, MP, Sipam e outros órgãos ligados a área ambiental.

 

A coordenadora do Programa, Kátia Regina Casula, diz que será feito um plano de ação para recuperar o rio Jaru, inclusive com a instalação de viveiros no município e compra de sementes dos índios Uru-eu-wau-wau, compromisso antes assumido pela prefeitura e repassado ao estado. “A sedam através de suas Coordenadorias, irá acompanhar e monitorar o plantio das mudas”.

Além do promotor de justiça de Jaru e do secretário da Sedam participaram da reunião o Deputado Estadual Amauri dos Santos, representantes do Sipam, Caerd, Prefeitura, EPA (ONG, local), Incra, Ceplac, Unir, , empresários dos mais diversos segmentos e comunidade em geral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS