Próximo sábado terá Vacinação anti-rábica em Vilhena

Próximo sábado terá Vacinação anti-rábica em Vilhena

Próximo sábado terá Vacinação anti-rábica em Vilhena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura disponibilizou 25 locais para vacinação de cães e gatos
 
Cumprindo a Campanha Nacional de Vacinação anti-rábica, a Prefeitura procederá no próximo sábado, 13, no período das 8 às 17h, a vacinação de cães e gatos. O setor de Vigilância Sanitária é o responsável pela iniciativa que acontecerá em etapa única, na área urbana do município.
Nenhuma documentação será exigida para a vacinação dos animais, porém a Vigilância Sanitária lembra aos donos que os animais de todas as idades devem ser vacinados, inclusive aqueles com um mês de vida. Os animais já vacinados na última campanha anti-rábica realizada no município devem ser vacinados novamente. Da mesma forma, prossegue a vacinação anti-rábica também na área rural em fase de conclusão.

 

Meta - A intenção da equipe da Vigilância Sanitária é cumprir 100% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de cobertura vicinal canina e felina, correspondente a 13.391 cães e 3.855 gatos.

 

Duas vezes no ano – Em virtude de Vilhena estar situada na divisa com o Estado do Mato Grosso foram realizadas pela Prefeitura, por questão de segurança da população, duas campanhas anti-rábicas, neste ano. Calcula-se que em torno de 14 mil cães e quatro mil gatos foram vacinados no mês de maio. No mês de outubro, em cumprimento à Campanha Nacional de vacinação anti-rábica, foi praticamente vacinado o mesmo número de animais. 

 

Raiva –Conforme informações do Instituto Pasteur, todos os animais mamíferos são suscetíveis à Raiva, doença que pode ser transmitida aos seres humanos. É causada por um vírus mortal que envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, porém ainda é efetuada a vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítima.

 

Tratamento – A pessoa mordida pelo animal infectado deve procurar socorro médico, pois ao surgirem os sintomas excitatórios (hidrofobia) a morte é certa e a terapia consiste apenas em aliviar os sintomas e diminuir o sofrimento do doente. Após a mordidela ou arranhadela de animal, a ferida deve ser lavada cuidadosamente com água e sabão e o indivíduo deve ser vacinado. No entanto, é importante que pessoas mordidas por animais selvagens ou cães não vacinados, mesmo que não saibam se estavam raivosos, consultem imediatamente o médico e recebam a vacina no mesmo dia ou no dia seguinte.

 
Locais para a vacinação:
 
 1.Vigilância Sanitária (ao lado do Instituto do Rim)
 2. Escola Ronaldo Aragão
 3. Posto de Saúde São José
 4. Escola Marechal Rondon
 5. Praça Ângelo Spadari
 6. Praça Nossa Senhora Aparecida
 7. Praça 5º Bec
 8. Posto de Saúde Industrial
 9. Creche Santa Luzia (Vila Operária)
10. Iesa (Fama)  
11. Escola Zilda da Frota Uchoa
12. Posto de Saúde Afonso Mansur (Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes)
13. Asmuv (Associação Municipal de Vilhena)
14. Escola Paulo Freire
15. Escola Genival Nunes
16. Sorveteria Cohab
17. Escola Vilma Vieira
18. Centro de Saúde Leonardo Alves de Souza
19. Escola Martin Lutero
20. Escola Hermógenes
21. Posto de Saúde Cristo Rei
22. Escola Ivete Brustolim
23. Escola Cecília Meireles
24. Supermercado Sanches (Bairro Embratel)
25. Chicão Materiais para construção  
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS