Acadêmicos da São Lucas promovem palestra sobre mercado de trabalho

Acadêmicos da São Lucas promovem palestra sobre mercado de trabalho

Acadêmicos da São Lucas promovem palestra sobre mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mercado de trabalho e qualificação profissional foram temas abordados pelo professor Marcelo Augusto Mendes Barbosa em palestra ministrada no auditório da Faculdade São Lucas. Iniciativa dos acadêmicos do 8º Período do curso de Administração, a palestra enfatizou o mercado sob o ponto de vista profissional e empresarial. Do ponto de vista profissional, o professor Marcelo Augusto salientou aos acadêmicos presentes ao auditório da instituição que o trabalhador depende de capacitação para ter sucesso no mercado. “As oportunidades surgem e as pessoas precisam estar preparadas para aproveitar, e essa preparação inclui a qualificação profissional”, observou o professor, destacando que, com a fase de crescimento da Capital, por conta das grandes obras em andamento, principalmente das usinas hidrelétricas, a oferta de emprego na área de administração deve aumentar consideravelmente.

Assim como na área profissional, o segmento empresarial também deve ser competitivo, diferente e melhor que o concorrente. “Porto Velho é atualmente a grande vedete em âmbito nacional, especialmente por conta da construção das usinas hidrelétricas. Empresas de grande porte, algumas vindas do exterior, se mobilizam para garantir seu espaço nesse mercado emergente. Isso obrigará as empresas locais a rever suas estratégias de mercado para não serem sugadas pela concorrência. O profissional também precisa acompanhar essa evolução, dando prioridade para a qualificação”, enfatizou Marcelo Augusto, mencionando que Rondônia tem hoje a segunda menor taxa de desemprego no país. Ainda quanto ao mercado empresarial, Marcelo Augusto mostrou aos acadêmicos a importância do ‘comperativismo’, através do qual as empresas fazem parcerias em busca dos objetivos e resultados desejados. “Não existe mais espaço para o ‘canibalismo’ empresarial, e a competição deve ser profissional, de forma inteligente, ativa e estratégica”, acentuou.

Em sua palestra, o professor mostrou os principais ciclos econômicos vividos em Porto Velho: o ciclo pós-inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o ciclo da borracha, o ciclo do garimpo e agora o ciclo das usinas hidrelétricas. De acordo com Marcelo Augusto, Rondônia possui o maior rendimento médio da região norte (R$ 880,00), acima da média nacional (pessoas ocupadas). Ele acrescentou que a escassez de mão-de-obra especializada e a oferta de emprego ampliada, a partir das obras das usinas e do aquecimento da economia, proporcionarão significativo aumento no rendimento médio do trabalhador.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS