Produtores de Leite de 19 municípios que compõem as bacias leiteiras do Estado de Rondônia encontram-se em Jaru, onde participam, no período de 26 a 29, no Parque de Exposição da Cooperativa dos Agricultores de Jaru – Coaja, da 2.ª Exposição Agropecuária do Leite - Expoleite.
Realizada pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - Emater-RO, em parceria com o governo estadual, através das secretarias de estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), e Coaja, a Exposição foi aberta oficialmente ontem, dia 26, com a chegada de cerca de 170 animais. A maioria desses animais é proveniente do Programa de Melhoria da Qualidade do Leite – Proleite que, através do Projeto Inseminar, já geraram crias de primeira e segunda geração denominados, respectivamente de F1 e F2.
O município de Jaru está inserido na bacia leiteira de Ji-Paraná, que hoje, segundo dados do IBGE é a terceira maior bacia leiteira do País. Com uma produção de, aproximadamente 200 mil litros de leite por dia Jaru de destaca ainda, no ranking nacional, como 28.º maior município produtor de leite. A realização da Expoleite é uma iniciativa dos produtores de leite que, através da Coaja e apoiados pela Emater, queriam mostrar a potencialidade da região. Em sua segunda edição o evento será sede da final do Concurso Leiteiro Estadual que, há sete anos vem apresentando os melhores e mais produtivos animais de leite da agricultura familiar. Cerca de 35 animais (23 vacas e 12 novilhas) estão participando do concurso e a primeira coleta de leite já foi feita nesta manhã (27). Serão ao todo, seis coletas, uma pela manhã e outra no final da tarde. A vaca e a novilha que produziram a maior quantidade de leite, até sábado (29), será a grande vencedora.
Paralelamente ao concurso leiteiro, outras atividades estarão sendo oferecidas aos 56 produtores e tratadores de animais presentes no evento. Entre eles um curso de processamento e derivados do leite e palestras técnicas proferidas por profissionais da Seagri, da Emater e da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais.