Na tarde de terça-feira (25), aconteceu uma verificação dos dados apresentados nas urnas eletrônicas usadas nas Eleições municipais de 2008 em Candeias do Jamari.
A ordem foi do Juiz da 24ª Zona Eleitoral, Dr. Sérgio William Domingues Teixeira, que acatou o pedido do candidato a prefeito do mesmo município, Francisco Vicente de Souza, o “Chico Pernambuco”. O candidato alegou que alguns eleitores afirmaram que a foto do candidato “Chico Pernambuco” não apareceu no momento da votação.
Procedimentos
A verificação foi realizada por servidores da Secretaria de Tecnologia do TRE-RO. Os trabalhos foram acompanhados por “Chico Pernambuco”, dois advogados e dois profissionais da área de tecnologia contratados pelo candidato.
O requerente foi quem escolheu as urnas. A escolha caiu nas das seções 21, 23, 29, 33, 35, 106, 108, 114, 119, 134 e 139. Acionado o programa de auditoria desenvolvido pelo TSE e auditado pela OAB, MPF, além de representantes de Partidos Políticos, foi escolhida a opção “visualização de candidato específico”, inserindo-se o número do candidato Requerente para conferência da fotografia do mesmo.
Durante os procedimentos foi constatada a presença da foto do candidato a prefeito Francisco Vicente de Souza, “o Chico Pernambuco”, sob o número 15, bem como do respectivo candidato a Vice-Prefeito, de forma visível, em todas as urnas analisadas.
Essa é mais uma prova da impossibilidade de erro ou manipulação dos dados constantes nas urnas eletrônicas, ou seja, da inviolabilidade dos programas, que está entre os mais modernos e seguros do mundo.