Com o objetivo de conscientizar, aumentar o número de doadores e o estoque de sangue da Fhemeron, o governo de Rondônia comemorou, nesta terça-feira (25), o Dia Nacional do Doador Voluntário. A campanha, que tem o slogan “Meu Sangue Salva Vidas”, realizou coletas durante todo o dia na sede da fundação, em Guajará-Mirim, Os doadores foram presenteados com uma camiseta da campanha, participaram café da manhã, maratona e sorteios de vários brindes.
O dia é uma oportunidade para a participação de doadores voluntários, que são à base de abastecimento de sangue seguro para a hemorrede pública. O objetivo da administração Ivo Cassol é conscientizar o maior número de pessoas, sobre a importância de ser um doador voluntário e os benefícios, coletivo e individual, da atitude”, declarou Eliane de Araújo Roberto assistente social.
Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora e meia. Antes, o candidato é submetido a um teste de anemia, avaliação cardiológica, pressão arterial e a um questionário sobre a sua saúde e seu comportamento. Depois, o sangue é testado para diversas doenças infecciosas transmissíveis: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV e Sífilis.