Os melhores trabalhos do I Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Aparício Carvalhos e Metropolitana serão apresentados na noite desta sexta – feira, 14, quando o evento chega ao seu final. Serão premiados os três primeiros lugares das áreas de ciências da vida, ciências agrárias e ciências humanas e sociais. Participam 51 trabalhos, mas somente os 33 de autoria dos acadêmicos da Fimca concorrem à premiação que será em dinheiro. Todos os participantes recebem certificados.
A programação teve início na noite da última quarta – feira com palestras sobre iniciação cientifica e a importância da pós – graduação na formação dos futuros profissionais.
No segundo dia de programação, (quinta – feira), duas comissões formadas por professores que não estão orientando nenhum acadêmico participante, avaliaram a apresentação dos grupos. Foram analisados critérios como: a segurança do estudante, a participação do seu orientador e a estética do material exposto.
Segundo a professora, Francisca da Luz Dias, coordenadora do evento, além de universitários, participam representantes de órgãos de pesquisa como, por exemplo, a Embrapa.
Ela esclareceu que a maioria dos trabalhos foi desenvolvida em equipes. “É muito raro se fazer um pesquisa individual”, admitiu a docente que destacou o entusiasmo da comunidade acadêmica diante da pesquisa. “Percebemos que vários estudantes participam do encontro como se estivessem numa festa”, comentou a educadora.