A cidade de Ji-Paraná recebeu gestores e técnicos da educação nesta quinta (30) para realização da quinta fase do I Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais do Estado de Rondônia. O evento teve o comando da secretária estadual de Educação, professora Marli Cahulla e participação de técnicos da Seduc. A reunião foi realizada nesta manhã, das 08h00 às 12h00 no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jovem Gonçalves Vilela, porém as atividades da titular da educação seguem com o gabinete itinerante da Seduc na parte da tarde, ouvindo diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos sobre o dia-a-dia das escolas, cujos gestores participaram do encontro regional.
Além dos palestrantes, também participaram pela Seduc, os assessores Daniel Diogo e professor Jose Carlos Paim.
A reunião foi prestigiada ainda pelos deputados estaduais Euclides Maciel e Jesualdo Pires, pelas representantes de ensino Syneide Grahl Muller, de Ji-Paraná, Joanil da Silva Sabre, de Presidente Médici, Rosângela Seben, de Alvorada e Maria Rodrigues de Souza, de Urupá, Ari Saraiva, secretário regional de governo, professor Jorge Luiz Cavalcanti, diretor da Escola Técnica, unidade Ji-paraná, Neusa Ribeiro da Silva, diretora da Escola Jovem Gonçalves Vilela, técnicos da REN local, além de outras autoridades ligadas à educação. "A Seduc estava carente de uma pessoa como a secretaria Marli Cahulla, que, com muita garra vem desenvolvendo um grande trabalho naquela pasta" - observou o deputado Euclides Maciel.
Por sua vez, o deputado Jesualdo Pires enfatizou que "eu viajei com a secretaria nesta manhã e durante uma hora e dez minutos de vôo de Porto Velho a Ji-paraná só se falou em educação, sendo impressionante a dedicação da Professora Marli Cahulla e equipe com a educação em Rondônia".
Os trabalhos do encontro foram abertos com a palestra "Educação e Gestão" proferida pela secretária de Estado da Educação, professora Marli Cahulla. "Precisamos ser acessíveis em nossa função, atender bem e refletir sobre nossa atuação como gestores, interagir sempre com a equipe, tendo sempre o aluno como centro da organização e do processo administrativo e Pedagógico, tomando decisões, buscando alternativas e soluções, e enfrentando as dificuldades encontradas no cotidiano de nossas escolas”. - enfatizou a secretária de Educação. Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica falou sobre "Competência da Coordenação Administrativa Pedagógica" (CAP). "O coordenador pedagógico é também um gestor no processo de aprendizagem em nossas escolas e precisa ter sempre o cuidado de manter o aluno no foco de suas ações" – disse a coordenadora. O evento apresentou mais duas palestras. Rita Rios, chefe do Núcleo de Recursos Humanos, abordou o tema Enquadramento de Pessoal – Lei 420, de 2008 e Progressão Funcional de Professores e o técnico Edivaldo Pereira da Silva, do Núcleo de Convênios e Prestação de Contas (NCPC) falou sobre os cuidados que devem ser tomados com a prestação de contas das escolas.
O evento levou ao publico grandes atrações. Alem da musica-mensagem interpretada pelo professor Paim, alunos da Escola Nova Brasília fizeram uma apresentação falando do preconceito racial entre brancos e negros, que após desafios e ofensas das duas partes, culmina com um emocionante final que estabelece e paz e conclui que o preconceito morreu. Alunos da Escola Jovem Vilela interpretaram a musica "E' preciso saber viver", acompanhada de teclado. A Escola Beatriz F. da Silva, de Ji-Paraná recebeu duas homenagens pelo desenvolvimento de projetos educativos.
O professor Paim entregou uma placa a Edson Satelis Bacetti, diretor da escola, cabendo a professora Irany Freire fazer a entrega da mesma homenagem ao professor José Amado, desenvolvedor do projeto. As homenagens foram completadas pela secretaria Marli Cahulla, com a entrega de placa para a professora Andréa Silva Brito, da Escola Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, consagrada como a Educadora Nota 10, em evento realizado recentemente em São Paulo.O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Revista Nova Escola da Editora Abril.
O encontro de gestores tem por finalidade promover a integração entre as Secretarias Regionais e as Representações de Ensino sob sua jurisdição, criando oportunidade para um trabalho em equipe, esclarecendo competências e habilidades de todos que fazem a educação, o que levará ao ensino de qualidade com expressiva aprendizagem da classe estudantil. A iniciativa busca ainda a reflexão sobre o papel dos gestores escolares na articulação e liderança das ações realizadas nas escolas, bem como na implementação das políticas públicas para a educação.
As palestras deixaram os participantes com a certeza de ser imprescindível visão global para que o profissional da educação possa ser um bom gestor. Ele deve ainda demonstrar conhecimento do projeto pedagógico, setor financeiro, ser conciliador e líder com postura firme, porém democrática. O gestor preparado deve estar inteirado sobre gestão de espaço, questões legais, interagir com a comunidade, com a Seduc e ser eficiente nas relações interpessoais com professores e familiares de alunos. É fundamental ter bom relacionamento com a equipe, ser o centro da organização e do processo administrativo, tomando decisões seguras, buscando alternativas e soluções para as dificuldades encontradas no cotidiano das escolas.
A reunião demonstrou que o planejamento coletivo da equipe gestora é fundamental para o sucesso das ações escolares. Foram apresentadas as competências do diretor, vice-diretor, supervisor e secretário escolar, com ênfase aos estímulos de posturas éticas comprometidas com a educação e função desempenhada.
Além de Ji-Paraná, cidade sede do encontro, também participaram da reunião representantes dos municípios de Presidente Médici, Alvorada e Urupá, com seus distritos. O público alvo foi formado pelas Representações de Ensino, que enviou representantes, coordenadores pedagógicos e administrativos e pelas escolas, com diretores, vices, supervisores e secretários escolares. Na sexta-feira (31) serão visitadas as escolas sob jurisdição da REN local, fechando os dois dias de visita da secretária a Ji-Paraná.