Atualmente desenvolvido em dois outros Estados, o serviço fornece virtualmente o passo a passo de como abrir ou melhorar um empreendimento.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia apresentou na manhã desta sexta-feira (31) uma nova ferramenta de apoio a empreendedores e empresários que queiram melhorar o desempenho de seus investimentos. É o Programa de Auto-atendimento Negócio Certo Sebrae, metodologia desenvolvida em Santa Catarina e atualmente disponível em dois outros Estados.
Referido programa conta com 750 idéias de negócios que podem auxiliar qualquer pessoa que queira empreender a definir um negócio, encontrando as soluções mais viáveis a seu investimento, em qualquer etapa – vai do módulo zero ao 5.
O Negócio Certo pode ser utilizado virtualmente, através da internet, presencialmente, onde houver um ponto de atendimento do Sebrae, ou ainda via telefone (0800 648 7663).
A solenidade de lançamento contou com a participação da diretoria-executiva do Sebrae, membros do conselho deliberativo e convidados, entre eles Spyros Diamantares, gerente de Comunicação e Mercado do Sebrae em Santa Catarina, com sede em Florianópolis. A ele coube explicação detalhada do funcionamento do Negócio Certo.
“O brasileiro vem vocação empreendedora, e o sistema (Negócio Certo) surgiu para atender a essa demanda”, disse Diamantares. “Estamos com o melhor sistema de negócio através do qual, onde, de qualquer ponto via internet, telefone, CD-ROM, instrumentos inovadores, principalmente à distância, via auto-atendimento, para auxiliar na montagem ou melhoria de um negócio”.
O conteúdo do programa, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados para o Sebrae/SC, encontra-se em funcionamento também em Sergipe, e há estudos para sua expansão aos demais Estados. No caso de Rondônia, o sistema pode ser acessado através da página www.ro.sebrae.com.br .
Pedro Teixeira Chaves, superintendente do Sebrae/RO, vê no Negócio Certo meio de informações para abrir, manter ou ampliar qualquer negócio, propiciando sua sustentabilidade através de consultorias. Ele falou também sobre a importância do instrumento para os 52 municípios rondoniense.
Rossini Ewerton Pereira da Silva, superintendente da Caixa Econômica Federal em Rondônia, afirmou a disposição da instituição em disponibilizar em seu site um link de acesso ao Negócio Certo, “um atendimento virtual rumo à formalização, ampliando o horizonte mercadológico”.
De acordo com o representante do Banco do Brasil no conselho deliberativo do Sebrae, Edson Lemos, o Negócio Certo “é uma ferramenta importante de apoio às empresas, tornando-as mais fortes no mercado, ajudando na geração de mais emprego”.
O lançamento do programa em Rondônia contou com a participação da Companhia de Teatro Movimentos, cujos atores explicaram didaticamente o funcionamento e as vantagens do programa. Na última quinta-feira (30), técnicos do Sebrae foram capacitados na ferramenta pelas técnicas Mônica Guarezi Rodrigues e Patrícia Michalski, do IEA, de Santa Catarina.