Governador recebe engenheiros e reafirma preferência pela corrente alternada de energia

Governador recebe engenheiros e reafirma preferência pela corrente alternada de energia

Governador recebe engenheiros e reafirma preferência pela corrente alternada de energia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta segunda-feira (27) o governador Ivo Cassol recebeu na residência oficial os engenheiros José Galib, de Brasília e Manoel Luiz Pereira, de Minas Gerais, que estão em Rondônia para discutir com a sociedade as alternativas para a linha de transmissão da energia produzida nas usinas do Madeira. O vice-governador João Cahulla, o procurador de Justiça Ivo Benitez, o presidente do Sindicato dos Engenheiros, José Ezequiel; Antônio Marrocos, representando a Fiero e Ronaldo Ferreira, do Crea, também participaram da reunião.
 
“O uso da corrente alternada é muito mais viável e necessário ao Estado e ao país. Pelos números apresentados pelos engenheiros, a corrente alternada vai utilizar 90% de equipamentos produzidos no país, gerando empregos e renda no país, isso em um momento de crise. Na corrente contínua, apenas cerca de 30% do material utilizado seria produzido no Brasil”, explicou Cassol.
 
O governador já havia defendido, durante audiência pública na Assembléia, a utilização da linha de transmissão em corrente alternada e aproveitou a oportunidade para falar da campanha do ICMS verde. Cassol prometeu iniciar uma campanha para alterar a atual legislação tributária, que beneficia o estado consumidor da energia a ser produzida pelas usinas do Madeira. “Queremos que o governo federal faça um projeto de emenda constitucional para que Rondônia possa receber parte do ICMS sobre a produção e distribuição de energia.
 
 “Não podemos deixar que o estado de Rondônia seja apenas fonte de matéria-prima para os estados mais ricos da federação”, completou.
 
Cahulla declarou que o Governo está atento ao leilão e que, junto com a sociedade de Rondônia, vai buscar sensibilizar o Governo Federal sobre a necessidade da implantação da corrente alternada.
 
Leilão das concessionárias - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para 31 de outubro o leilão para escolha das concessionárias que vão operar as linhas de transmissão e construir as subestações de transmissão de energia elétrica das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia. Essas redes vão interligar a energia gerada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), controlado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A construção das linhas e subestações deverá ser concluída em prazos que variam entre 34 a 48 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão, com duração de 30 anos. Os contratos prevêem a instalação, a operação e a manutenção dos empreendimentos.
 
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os investimentos totais se situam na casa dos R$ 7,2 bilhões. O leilão compreende a transmissão de corrente contínua, de corrente alternada ou de transmissão mista. O trecho mais longo das linhas é de 2.375 quilômetros, entre a coletora de Porto Velho e a de Araquara (SP), para a transmissão de 600 quilovolts. A segunda maior linha terá 380 quilômetros, entre Cuiabá (MT) e a cidade Rio Araguaia, em Goiás.
 
Na seqüência, as linhas entre Colorado do Oeste (RO) e Jauru (MT) - com 320 quilômetros; de Água Vermelha a Araraquara (SP) – com 320 quilômetros - e de Ribeirãozinho (MT) a Rio Verde, em Goiás - com 242 quilômetros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS