Dando seqüência ao Encontro de Gestores e Técnicos Educacionais do Estado de Rondônia, a secretária estadual de Educação, Marli Cahulla, e técnicos da Seduc realizaram nesta quinta-feira (23) a quarta etapa do evento no auditório da Associação Comercial de Ouro Preto do Oeste. "Educação e Gestão" foi o tema discorrido pela titular da Seduc. "Precisamos fazer uma reflexão sobre nossos atos como gestores, valorizando a interação com a equipe, pois o bom gestor precisa ser sempre o centro da organização e do processo administrativo, seguro ao tomar decisões e em constante busca de alternativas e soluções, visando resolver as dificuldades encontradas no dia-a-dia de nossas escolas", esclareceu a professora Marli Cahulla.
Mais três palestras foram apresentadas ao público. "Competência da Coordenação Administrativa Pedagógica (CAP)", foi o tema apresentado pela professora Irany Freire Bento. "O coordenador pedagógico também é um gestor, não como o diretor ou a secretária, mas no que diz respeito ao processo de aprendizagem em nossas escolas, precisando sempre ter o cuidado de manter o aluno no foco de suas ações" – disse Irany Freire. A técnica do Núcleo de Convênios e Prestação de Contas (NCPC) Kátia Cilene do Nascimento Siqueira falou sobre prestação de contas cabendo a Rita Rios, chefe do Núcleo de Recursos Humanos-Seduc esclarecer os participantes sobre Enquadramento de Pessoal – Lei 420, de 2008 e Progressão Funcional de Professores. No período da tarde haverá atendimento a diretores e representantes de ensino, em mais uma ação do gabinete itinerante Seduc, que tem ouvido educadores em todas as regiões do Estado.
A reunião contou com a presença de Adnaldo de Andrade, secretário regional de governo; José Pocidônio, pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e presidente da Rádio Esperança e Paz; Joselita de Araújo, vice-prefeita eleita do município; Wilma Zermiani, presidente da fundação de mesmo nome e diretora da Escola de Educação Infantil Pequeno Paraíso; além da professora Marlei Berchó de Lucena, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte; Marcos Marques, chefe de gabinete do prefeito eleito de Ouro Preto; vereador Roni da Farmácia; Irany Freire Bento, coordenadora Administrativa Pedagógica (CAP-Seduc), assessores da Seduc José Carlos Paim e Daniel Diogo, Débora Messias da Silva, representante de ensino de Ouro Preto, Rosária Helena, vereadora eleita representando o prefeito Bráz Resende e professor Pereira, representante de ensino de Mirante da Serra, entre outras autoridades educacionais também dos municípios de Nova União, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e o distrito de Rondominas.
O encontro tem a finalidade de promover a integração entre as Secretarias Regionais e as Representações de Ensino localizadas no seu raio de ação, buscando criar oportunidade para um trabalho em equipe que possa discernir as competências e habilidades de todos que fazem a educação para que ocorra o ensino de qualidade com uma aprendizagem significativa dos estudantes. Foi enfatizada a necessidade de promover a reflexão sobre o papel dos gestores escolares como articuladores e líderes das ações realizadas no âmbito escolar bem como na implementação das políticas públicas para a educação. Os participantes saíram do encontro convencidos de que a importância do planejamento coletivo da equipe gestora é fundamental para o sucesso das ações escolares. Foram apresentadas as competências do diretor, vice-diretor, supervisor e secretário escolar, e descritos estímulos de posturas éticas comprometidas com a educação e com a função desempenhada. Nesta sexta-feira (24) a secretária Marli Cahulla visitará as escolas da Representação de Ensino de Ouro Preto do Oeste.