USINAS - Primeiro teste de detonação das rochas de Santo Antônio acontece nessa segunda (20) - Confira vídeo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A construção da usina de Santo Antônio começou no último dia 22 de setembro e o grupo responsável pela comunicação com a comunidade, MESA - Madeira e Energia S.A., vem desenvolvendo o seu papel desde o dia 13 de outubro, ou seja, informando os comerciantes e moradores da área de Santo Antônio até o Engenho Velho, sobre todo o processo de detonação das rochas. O primeiro teste está marcado para acontecer nessa segunda-feira (20) às 17h10.
Segundo informação da assessora de imprensa da MESA - Madeira Energia S/A, Juliane Calaes, a área de risco compreende 500 metros do canteiro de obras, que fica a margem direita do rio Madeira, pois ali é realizada toda a construção. As detonações serão feitas no interior das grandes rochas e dentro desses furos serão colocados explosivos e um tampão por cima, para reduzir o barulho.
Antes das detonações, serão emitidos três sinais sonoros que são eles: o primeiro sinal sonoro será ouvido 45 minutos antes da detonação e terá duração de 30 segundos, para que pessoas animais, máquinas e veículos sejam retirados da área de risco. O segundo será emitido 15 minutos após o primeiro e também terá duração de 30 segundos, a área de risco neste segundo toque será bloqueada, onde será apenas permitido o acesso de ônibus para a retirada das pessoas.
O terceiro e último sinal será acionado depois que técnicos de Segurança do Trabalho confirmarem a retirada de pessoas da área de risco e total isolamento da área, após a ação de desmonte, a equipe de Segurança do Trabalho e o técnico responsável pela detonação farão uma vistoria na área, para constatarem que todas as cargas foram detonadas.
A detonação e liberação da área de risco terão a duração de 60 minutos e todas acontecerão no início da manhã e no final da tarde de cada dia, caso ocorra alguma mudança a equipe de comunicação informará a comunidade com antecedência.
CONFIRA VÍDEO:* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!