Começaram a ser distribuídas esta semana os 7.000 kits escolares especiais para os alunos da 1ª Série Fundamental, crianças de 6 a 7 anos que vão passar a ter um ambiente diferenciado em sala de aula nas escolas da rede estadual em 40 municípios. A compra foi feita com recursos do Tesouro Estadual, e a distribuição está sendo organizado a partir do almoxarifado central da Secretaria Regional de Ji-Paraná, sob a responsabilifade do secretário Ari Saraiva.
Pode parecer pouco - são apenas carteirinhas escolares, verdes, azuis, vermelhas, amarelas, com mesas e pranchetas reguláveis - mas o quanto de alegria e interesse elas trazem aos pequeninos, somente as professoras podem avaliar.
“A gente vê nos olhinhos deles muito vontade de prestar atenção, de ser bom aluno e ajudar os coleguinhas”, afirma a pedagoga Euzeni Rodrigues da Silva, diretora desde 2006 da EEEFM Marcos Bispo dos Santos, em Ji-Paraná, uma das primeiras a montar uma sala de aula exclusiva para a turminha de 6 a 7 anos que começa a trilhar, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, o caminho do conhecimento.
Dispostas em forma de “margaridas”, com mesinha circular central, as carteiras modulares criam nova dinâmica para o processo de ensino-aprendizagem, a partir de sua redistribuição no espaço da sala de aula.
“Com os pequenos assim agrupados, fica mais fácil conduzir as atividades pedagógicas”, afirma a professora Valéria Canabarro, à frente da turma onde despontam vários dedinhos para cima, quando a pergunta é: “Quem já sabe ler?” Jheisse Kelly, 6 anos, é uma das primeiras a levantar a mão, e aproveita para contar: “Fiz aniversário ontem, e a festinha foi aqui na escola”.
O próprio secretário Ari Saraiva define o alcance dessa iniciativa, simples porém de eficácia indiscutível: “Com mais alegria em sala de aula, os primeiros alunos da escola Marcos Bispo vão puxar a fila das crianças que, em 2009, vão iniciar sua vida escolar num ambiente mais adequado ao seu aproveitamento e crescimento, função última da educação e prioridade permanente desta Administração”.