Cooperativa de Rondônia inaugura sede e vai em busca do SIF

Cooperativa de Rondônia inaugura sede e vai em busca do SIF

Cooperativa de Rondônia inaugura sede e vai em busca do SIF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Cooperativa de Apicultores Portal da Amazônia (Cooapa), no sul de Rondônia, é a primeira indústria no Estado habilitada a comercializar mel e derivados, depois da obtenção do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da entidade, em Vilhena, que marcou o encerramento do 5º Seminário Rondoniense de Apicultura, ocorrido no último dia 10.
 
O ato contou com a participação de apicultores e também de Reginaldo Resende (ao microfone), coordenador nacional da Rede Apis (apicultura integrada e sustentável) do Sebrae.
 
“Este é um dia muito especial para a apicultura da região Norte, pois testemunhamos a instalação da primeira indústria de processamento de mel de Rondônia”, disse Resende, lembrando que a luta, agora, deve ser pela obtenção do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), “para poder comercializar para outros Estados e até exportar”.
 
O coordenador nacional da Rede Apis do Sebrae falou também da necessidade do empenho dos apicultores e de entidades de apoio para consolidar a colocação do mel e derivados no mercado, colocando-os nas prateleiras do comércio rondoniense, no café da manhã de hotéis, bares e restaurantes e, principalmente, na inclusão da merenda escolar.
 
Cumprindo essas etapas, a Cooapa está apta a negociar com o governo federal para a obtenção do SIF, “ao que estaremos dispostos a ajudar no que for preciso quanto aos contatos necessários nesse processo”, reforçou Resende, que no seminário proferiu palestra sobre “Desafios e Oportunidades do Mercado de Mel”.
 
A sede da Cooapa conta com 200 m² de área construída, com equipamentos como centrífuga, mesas perfuradoras, homogeneizador, decantador, descristalizador, cilindros para fabricação de cera auveolada etc. Atualmente a entidade, com 35 sócios, é responsável por 100 toneladas de mel ao ano.
 
“A inauguração da sede, assim como a liberação do SIE, representa um importante avanço porque passamos a trabalhar com produto de maneira que o consumidor tenha mais confiança, indo desde a higiene no processo produtivo e a facilidade em manipular com segurança os produtos”, argumenta Aldir Lauri Gerlach, presidente da Cooapa.
 
Outro dado importante apontado por Gerlach é que valeu o apoio que a cooperativa teve, do Sebrae e seus parceiros para a obtenção do SIE, “já que somos da agricultura familiar. Agora, tranquilamente poderemos comercializar mel e derivados dentro do Estado, e iremos, a partir de agora, correr atrás do SIF, pensando nos mercados nacional e exterior”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS