Propostas de melhorias para tanques-rede vão ser discutidas nesta quinta feira (16) com os pescadores de Costa Marques. A revitalização dos tanques anunciada na última semana pelo secretário de ambiente do estado, Cletho Brito, na “Sedam Itinerante” em Costa Marques vai ter reunião para acertar como os pescadores vão trabalhar no projeto. A reunião é realizada na Colônia pesqueira Z- 4.
A reunião, de acordo com a gerente de pesca da Sedam, Cristina Denny, vai servir para dar uma nova dinâmica ao projeto e aprimorar os trabalhos dos tanques-rede as necessidades dos pescadores da região . “Buscando sempre a inclusão social, emprego, renda e segurança alimentar”, completa ela.
Revitalização
Segundo Brito, o objetivo da revitalização é direcionar o projeto ao mercado empresarial fazendo com que os pescadores vendam os peixes diretamente ao comércio sem passar pelas mãos dos atravessadores.
Brito disse que o projeto vai primeiro passar por uma reforma e terá continuidade com apoio da Seapes e Emater aos trabalhos desenvolvidos pelos pescadores. A Sedam vai ficar responsável pela alimentação dos peixes, a Seapes com a reposição e a Emater dará assistência técnica aos pescadores, afirmou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental.
Os pescadores ainda receberão cursos de associativismo e cooperativismo ministrados pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
O projeto Tanques – Redes de Costa Marques foi inaugurado em 2005 e construído com recursos do Governo Federal — Ministério da Integração Nacional e Governo Estadual.