Ex-prefeito condenado por improbidade administrativa tem cargo de confiança no DER de Pimenta Bueno

Ex-prefeito condenado por improbidade administrativa tem cargo de confiança no DER de Pimenta Bueno

Ex-prefeito condenado por improbidade administrativa tem cargo de confiança no DER de Pimenta Bueno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ex-prefeito do município de Primavera de Rondônia, Hélio de Lara, que ocupa desde o final de junho de 2006 o cargo de residente da 11ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER/RO), foi condenado em outubro do mesmo ano por improbidade administrativa pelo juiz da 2ª Vara Cível da comarca de Pimenta Bueno.
 
O motivo da condenação foi a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), sobre desvio de verbas repassadas pelo governo estadual em 2002 de um montante de R$ 48 mil através do convênio 078/2000-PGE destinado a Escola Estadual Estácio de Sá daquele município.
 
Segundo consta nos autos, a Representação de Ensino de Pimenta Bueno informou que o repasse nunca aconteceu para a escola, o que configurou desfalque cometido pelo então prefeito, Hélio de Lara, conforme citou o próprio juiz em sua sentença.

 

Lara foi condenado, a devolver ao erário o valor desviado do recurso (R$ 48 mil) incidente de correção monetária, perda de função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios após o trânsito em julgado.

Transcorrido todo o prazo para apresentar defesa, até mesmo depois da sentença do juiz de primeira instância, Lara deixou correr todo o processo sem apresentar qualquer contestação ou recurso.

O processo foi arquivado com baixa em 23 de setembro de 2008 e como não teve nenhum bem penhorado para pagar a dívida, Lara teve seu nome inscrito na Dívida Ativa da União  e o registro na sua respectiva Zona Eleitoral sobre sua inelegibilidade.
 
Cargo de confiança
 
Uma vez impedido de assumir cargo público, já que o processo já transitou em em julgado, ao tomar ciência da situação através da reportagem do Rondoniaovivo o governador Ivo Cassol afirmou que pediu uma investigação para confirmar a condenação e situação do residente do DER em Pimenta Bueno.
 
Se confirmada a ilegalidade de sua função, o governador garantiu que irá exonerar Lara de seu cargo. A informação foi passada pela assessoria de imprensa do governador.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS