Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel dá parecer favorável à nova localização da Hidrelétrica de Jirau. A aprovação consta em oficio destinado ao IBAMA, datado do dia 3 de outubro, foi assinado pelo presidente da agência reguladora, Jérson Kelman, e é conclusivo sobre a análise do projeto otimizado da Energia Sustentável do Brasil: “no sentido de que mudanças sobre as concepções técnicas dos estudos de viabilidade são perfeitamente aceitáveis na etapa de projeto básico”.
O documento foi encaminhado ao IBAMA 13 dias antes da reunião pública em Porto Velho, e demonstra que todos os requisitos foram cumpridos pela Energia Sustentável.
No oficio, Kelman destaca a relevância da celeridade dos procedimentos de todas as instituições envolvidas em razão da chamada janela hidrológica que poderá permitir a antecipação do cronograma da obra.
Reunião Pública
A Energia Sustentável do Brasil está promovendo intensa campanha em jornais, rádios, TVs, sites, carros e até bicicleta de som no Estado de Rondônia para convidar a população de Porto Velho e comunidades vizinhas a participar da Reunião Pública convocada pelo Ibama, na próxima quarta-feira, para apresentar o projeto de mudança de eixo da Hidrelétrica de Jirau.