Foi confirmada a morte cerebral do policial militar Noé Alcântara Barbosa Júnior, que foi gravemente ferido durante o ataque a uma viatura da PM em Machadinho D’Oeste na noite desta sexta-feira(03). O policial tinha sido transferido para Ariquemes e posteriormente para UTI em Porto Velho, mas não resistiu aos ferimentos. Os médicos confirmaram a morte na manhã deste sábado (04), informou o Departamento de Comunicação do Governo.
Encontravam-se também na viatura, o PM Alcântara, que conseguiu evadir-se do local em busca de abrigo, porém antes de fugir foi atingido por disparos e encontra-se hospitalizado em recuperação. Já o PM Nino Rondinelli, atingido por três disparos no tórax, pescoço e cabeça, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu corpo foi transladado para o IML de Ariquemes para os exames de praxe.
Segundo testemunhas, cinco homens estavam na camionete, sendo três na carroceria, e que estes dispararam os tiros contra a viatura, atingindo o pára-brisa e a lateral esquerda do veículo, atingindo os policiais que não tiveram qualquer chance de revide.
A Perícia Técnica compareceu ao local e recolheu diversas cápsulas deflagradas de diversos calibres de arma de fogo disparadas pelos homicidas: 8 calibre 762 (fuzil), 5 de calibre 556, 2 de calibre 45 (revólver), 7 de calibre 380 (pistola automática), 1 de calibre 12 (espingarda), 2 de calibre .40 (rifle) e 1 ogiva manual. Além de disparar contra os policiais militares os agressores roubaram da viatura da PM uma pistola .40, marca Taurus n° PT-SUJ 423.
De acordo com as testemunhas que presenciaram o ataque, os agressores fugiram na camionete L-200 em direção a Cujubim. Sabe-se apenas que se tratava de uma camionete de cor preta, e não foi informada as placas da mesma.
A viatura da PM atingida pelos disparos foi recolhida ao quartel da PM de Machadinho D’Oeste e os demais objetos recolhidos na cena do crime encaminhados à Delegacia de Polícia para montagem do inquérito.
Por determinação do governador Ivo Cassol, o secretário de Segurança, tenente-coronel Evilásio Sena, o secretário-adjunto de Segurança, delegado Cezar Pizzano, e o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Maciel, deslocaram-se para Machadinho D’Oeste para tomar todas as providências que o caso exige.
Segundo Pizzano, todo o aparato da Sesdec já está trabalhando para elucidar o crime e prender os criminosos. A coronel Angelina Ramirez, comandante da Polícia Militar, lamentou profundamente a perda dos policiais militares na covarde emboscada e enviou votos de pesar às famílias enlutadas, acrescentando que toda assistência serão prestadas às mesmas.