Sai acordo para manter sigilo de dados do INSS

Sai acordo para manter sigilo de dados do INSS

Sai acordo para manter sigilo de dados do INSS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um acordo (leia a íntegra) entre o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia da Previdência (Dataprev) foi assinado ontem (2) para impedir a violação dos dados previdenciários dos aposentados.
 
Como revelou o Congresso em Foco no último dia 26 (leia mais), por meio do próprio site da Previdência Social é possível ter acesso ao extrato de benefícios das pessoas, conhecendo-se valores recebidos e o endereço da agência bancária onde o dinheiro é creditado.
 
Quem mostrou isso foi o procurador da República em Caixas do Sul (RS) Fabiano de Moraes, numa ação civil pública em que pedia que o INSS e a Dataprev, em 60 dias, mudem o sistema de informática de modo a proteger o sigilo dos cidadãos. Para exemplificar a falha, ele chegou a acessar dados previdenciários do presidente Lula.
 
Em uma das sete cláusulas do acordo, o governo diz que, em  trinta dias, as páginas do INSS na internet usadas para o agendamento de serviços deverão retirar a informação referente à data de nascimento dos aposentados. Com essa informação mais o número do benefício do segurado, também disponível nas páginas do governo com a publicação de editais, era possível ter acesso aos dados completos dos aposentados
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS