É nas urnas que se exige respeito! – por Lucas Tatui
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Olá amigo(a)! O dia está chegando, quando cumpriremos nosso direito de eleger os nossos governantes políticos. Para quem vota pela primeira vez, será um momento inédito na vida; para os que já estão acostumados a votar eleições após eleições, esse dia 05 de outubro não deixa de ser inédito, pois cada eleição é única. Um preito nunca se repete, e as escolhas que fazemos será sempre uma parcela decisiva para dar um rumo diferente à nossa nação – seja para melhor, seja pior.
Tivemos tempo suficiente para avaliar os que pleiteiam por se tornar nosso prefeito, e para escolher aqueles que realmente têm competência para serem nossos representantes na câmara municipal. Ouvimos propostas diversas, promessas e discursos. Acompanhamos debates, e nos fizemos críticos, analíticos e até comentaristas político nas nossas conversas informais.
Em Rondônia, pesquisas apontam para um resultado final previsível, sem zebras ou surpresas. No entanto, talvez, eu, você e muitos outros, não tivemos a opinião colhida por algum entrevistador. Nosso voto faz a diferença, é ele que decide! Por isso deve ser valorizado como um precioso direito que nos foi outorgado pela Democracia.
Agora, falo pela maioria: Quem nunca se decepcionou com um político que ajudou a colocar no poder? Quem nunca se sentiu desanimado em ir à urna votar, por estar imbuído de descrédito e falta de fé nos homens que mudam seus discursos sem mudar suas atitudes?
Eu e você teríamos motivos de sobra para não estarmos animados em nos deslocar do nosso aconchego para ir à zona eleitoral. E até seriamos respaldados com justificativas cabíveis. Mas, não podemos perder a esperança. Somos cidadãos brasileiros e somos eleitores de Rondônia, terra onde ainda há gente que exige respeito.
Embora eu seja baiano apaixonado por minha terra natal, essa é a segunda vez que votarei num candidato a prefeito da Capital de Rondônia. Já no primeiro ano que aqui cheguei, em 2004, fiz questão de tão logo transferir o meu titulo. Sem ter a intenção de me valer deste texto para fazer uma “política da boa vizinhança”, confesso que neste domingo irei otimista votar nos candidatos que escolhi, e que, no momento em que estiver na cabine eleitoral, não me lembrarei que não sou desta terra, pois meu espírito será um contigo. Digo isso porque foi o que me aconteceu nas eleições de 2004.
De acordo com estimativas, nos próximos anos cerca de 100 mil pessoas estarão deixando a terra onde nasceram, cresceram e construíram laços afetivos, para vir para este Estado. Muitos terão que renunciar muitas coisas e pessoas importantes para elas. Mas estarão dispostos a pagar um preço alto, por acreditarem que o Estado de Rondônia começa a viver uma nova historia de progresso e ascensão socioeconômica com os projetos hidrelétricos no Rio Madeira.
É isso aí amigo(a) rondoniense! Vamos lá votar! Com a vontade de um jovem que vota pela primeira vez, e com a esperança do sábio rei Davi quando disse: “A tristeza pode durar uma noite, mas a alegrai vem pela manhã”.
Um abraço!
Lucas Tatuí (reporterdeplantao@gmail.com)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!