Sedam realiza operação “Rio Vivo, Rio Limpo” nos festivais de praia em Abunã e Buritis
A militância de Educação Ambiental da Sedam se prepara para operação “Rio Vivo, Rio Limpo” em Fortaleza do Abunã e Buritis. O festival de Fortaleza começou nesta sexta (28) e vai até o dia 7 de outubro, o de Buritis de 28 a 30 de setembro. As duas localidades juntas têm expectativa de público superior a trinta mil pessoas. A equipe munida de folder, folhetos, camisas, bonés e sacolas pretende mobilizar o público presente nas praias.
O Secretario de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Augustinho Pastore, destaca: “o apoio da imprensa na educação ambiental, tem conseguido levar as pessoas mais informações a respeito das praias e do trabalho que o Governo do Estado, através da Sedam, vem realizando nos festivais. Esse trabalho é reconhecido e incentivado por muitos”.
A chefe do Núcleo de Educação Ambiental da Sedam, Mirian Dantas, comentou que a conscientização e sensibilização vêm mudar aquele pensamento antigo dos banhistas de deixarem lixos nos locais. Esse hábito causa transtornos ao meio ambiente. É fundamental termos consciência e sensibilidade para mudar os hábitos antigos, e o Rio limpo, rio vivo vem ajudar nessa função”.
Mirian ainda ressalta a importância de se manter limpo as margens dos rios: “as praias melhoraram, e com respeito ao meio ambiente atrairá um publico maior para prestigiar nossas belezas, pois a iniciativa pelas pessoas foi tomada, com o lixo recolhido, haverá uma maior harmonia entre o homem e o meio ambiente”.
O projeto tem por finalidade sensibilizar e orientar os freqüentadores dos festivais de praia para recolher e acondicionar o lixo produzido nos locais.
A campanha já esteve em Jacy-Paraná, Monte Negro, Machadinho, Pimenteiras e Costa Marques.