Sexta turma do STJ discute aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Sexta turma do STJ discute aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Sexta turma do STJ discute aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dois recursos especiais levam à discussão na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a aplicabilidade da Lei Maria da Penha. Em ambos os casos, os ministros vão definir se as ações penais contra os agressores em caso de violência doméstica têm natureza pública incondicionada.

A questão já foi tema de debate na Sexta Turma em habeas-corpus; agora volta a julgamento em recurso especial. Em todos os casos, as vítimas desistiram de prosseguir o processo, mas o Ministério Público prosseguiu com o processo.

Em ambos os recursos, contesta-se decisão do Judiciário do Distrito Federal que afastou a aplicação da lei e trancou as ações penais contra os agressores. Para o MP, contudo, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) modificou a natureza da ação penal em caso de crimes de lesão corporal culposa resultantes de violência doméstica e familiar, passando a lhe conferir natureza de ação incondicionada, caso em que não há necessidade de que a vítima impulsione a sua investigação ou o ajuizamento da ação penal, ou seja, pode ser movida pelo Ministério Público, sendo irrelevante a vontade contrária do ofendido.

No julgamento do habeas-corpus sobre o mesmo assunto, a Turma concluiu, por maioria (3 votos a 2), que a violência doméstica contra a mulher constitui delito de ação penal pública incondicionada. Nesse caso, como nos recursos, a relatora é a desembargadora convocada Jane Silva.

O julgamento dos recursos foi interrompido pelo pedido de vista do ministro Og Fernandes, a quem caberá definir a questão, que se encontra empatada. A relatora votou em concordância às alegações do Ministério Público, sendo acompanhada pelo ministro Paulo Gallotti. Os ministros Nilson Naves e Maria Thereza de Assis Moura votaram em sentido contrário.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS