Escritor fala sobre as dificuldades de criar um filho com síndrome de Down
O escritor Cristovão Tezza é o convidado da próxima edição do “Sempre Um Papo”, em Porto Velho, no debate e lançamento do livro “O Filho Eterno” (Record). O evento acontece na próxima quarta-feira (26), às 19h30min, no Auditório da Faculdade São Lucas, rua Alexandre Guimarães, n° 1927. A entrada é gratuita.
Cristovão Tezza é um dos mais conceituados escritores brasileiros contemporâneos e seu novo romance “O Filho Eterno” é uma prova disso. O livro é um corajoso relato autobiográfico, narrado em terceira pessoa.
Na sala de espera, entre um cigarro e outro, o protagonista está prestes a ter seu primeiro filho. Ao ver o médico, ele pergunta se está tudo bem, mas não tem dúvidas da resposta positiva. Em sua cabeça, já imagina o filho com cinco anos, a cara dele. Enquanto ainda tenta se acostumar com a novidade de ter se tornado pai, ele tem que se habituar com outra idéia: seria pai de uma criança com síndrome de Down. A notícia o desnorteia e provoca uma enxurrada de emoções contraditórias. “Um filho é a idéia de um filho; uma mulher é a idéia de uma mulher. Às vezes as coisas coincidem com a idéia que fazemos dela, às vezes não.”
Em “O Filho Eterno”, Tezza expõe as dificuldades, inúmeras, e as saborosas pequenas vitórias de criar um filho com síndrome de Down. Aproveita as questões que aparecem pelo caminho nestes 26 anos de seu filho Felipe para reordenar sua própria vida: a experimentação da vida em comunidade quando adolescente, a vida como ilegal na Alemanha para ganhar dinheiro, as dificuldades de escritor com trinta e poucos anos e alguns livros na gaveta, a pretensa estabilidade com o cargo de professor em universidade pública.
Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952, mas mudou-se para Curitiba ainda quando criança. É considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. Além de escritor, com mais de uma dezena de livros publicados, leciona na UFPR. É autor, entre outros, de Trapo, O fantasma da infância, Aventuras provisórias, Breve espaço entre cor e sombra (Prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998) e O fotógrafo (prêmios da Academia Brasileira de Letras e Bravo! de melhor romance do ano).
O Sempre Um Papo é uma iniciativa da AB Comunicação e Fred Perillo Comunicação, com patrocínio da Brasil Telecom, Faculdade São Lucas e Grupo Ameron de Saúde e apoio cultural da Livraria Exclusiva, On Line Clipping, SESC/RO e Pna Publicidade.
Serviço:
Sempre Um Papo com Cristovão Tezza;
Local: Auditório da Faculdade São Lucas;
Data: 26/09/2007;
Horário: às 19h30min;
Entrada Franca.
*
VEJA TAMBÉM:
*
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: Semana Nacional de Trânsito é aberta em Porto Velho nesta terça
*
Unir realiza Semana de Exatas em Ji-Paraná