Na tarde de quinta-feira (18), uma equipe de reportagem do Rondoniaovivo.com, apurou que um porco do mato ( cateto) estava agonizando no parque ecológico de Porto Velho, sendo comido vivo por centenas de carrapatos. VEJA VÍDEO
Na manhã desta sexta-feira (19), após contato do Jornal Eletrônico com o IBAMA – Instituto Brasileiro Meio do Ambiente, uma equipe da instituição, comandada pelo técnico João Veríssimo foi até o parque municipal. Após blitz no parque, os fiscais disseram para a reportagem que teria sido “constatado” que há apenas um porco na jaula e o mesmo se encontrava saudável. Alegaram desconhecer animal moribundo por carrapato.
A reportagem mostrou para Veríssimo as imagens brutas da matéria, onde aparecem dois porcos, com um macho nitidamente agonizando no solo, com carrapatos sugando-o. Os fiscais não esboçaram ânimo diligente, deixando uma nova fiscalização para depois do final de semana. Após assistirem o vídeo, os técnicos do instituto do meio ambiente, afirmaram novamente que no parque municipal, ninguém teria relatado a existência de um segundo porco.
No final da tarde desta sexta-feira, a equipe do Rondoniaovivo voltou ao mini-zôo do município de Porto Velho, onde após uma rápida apuração, encontrou o animal morto, acondicionado dentro de uma freezer, nas dependências de uma lanchonete que funcionava no local. Veja vídeo:
Segundo um funcionário do Parque, o animal teria morrido na noite de quinta, sendo recolhido na manhã de sexta e congelado para ser encaminhado para um exame de necropsia, que será feito por um veterinário da SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente na segunda feira (22).
Quanto ao fato dos maus tratos e morte do animal ter sido omitida pelos responsáveis do parque aos funcionários do IBAMA e Imprensa, uma investigação deve ter inicio, já que é crime federal atentar contra a fauna silvestre.